O município de Coxim, a 260 km de Campo Grande, viu o número de casos de covid-19 disparar no fim de semana. Em curto período foram quase 150 casos confirmados, sendo a maioria no Estabelecimento Penal Masculino.
Até sábado (22) foram pelo menos 138 detentos com resultado positivo para a doença, número expressivo se considerar que o município não chegou nem a 400 casos desde o início da pandemia. São cinco vítimas da doença.
De acordo com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), o resultado expressivo se deve a realização de testagem em massa nos últimos dias e os casos constatados apresentaram sintomas leves ou assintomáticos. Também respondeu que internos foram isolados e estão sendo acompanhados diariamente.
Segundo o secretário de Saúde, Franciel Oliveira, a testagem em massa foi um pedido da Defensoria Pública e o resultado acabou surpreendendo a cidade toda. “A ideia é sempre ver os números em decréscimo. Mas temos dentro do presídio uma equipe com médico, técnico de enfermagem e enfermeiro”.
Franciel afirma que está sendo investigada a causa de tantos casos, mas uma das principais possibilidades “é a rotatividade de presos que entram no sistema carcerário”, concluiu.
A Agepen ressaltou que os protocolos de biossegurança estão sendo adotados, como isolamento de novos presos sintomáticos que chegam na unidade, aferição de temperatura em todos que entram no presídio, desinfecção constante, disponibilização de álcool em gel e sabonetes e tapete de desinfecção na entrada do presídio.
Por Gabriel Neris – CAMPO GRANDE NEWS