Exame de Cauan mostra melhora dos pulmões, e comprometimento cai para 60%, diz irmão

Uma nova tomografia realizada nesta terça-feira (18) no cantor sertanejo Cauan, de 38 anos, parceiro de Cleber na música, mostrou melhora nos pulmões, pois caiu para 60% o comprometimento funcional do órgão, por causa do coronavírus. O exame anterior apontava que a infecção havia tomado até 75% dos pulmões.

O cantor segue internado numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular de Goiânia, em estado grave, porém estável. As informações foram divulgadas na tarde desta terça-feira pelo irmão de Cauan, Fernando Máximo, que é médico.

“O novo exame nos mostrou redução no comprometimento para 60%. O que nos deixa muito felizes. Agradecemos muito às equipes médicas que cuidaram dele até agora e colaboraram para que o quadro não evoluísse”, comenta Fernando.

 

O sertanejo faz tratamento contra o coronavírus no Hospital Anis Rassi, para onde foi transferido na madrugada desta terça-feira, após uma decisão da família. Os sintomas da Covid-19 se manifestaram em 7 de agosto, com dores no corpo e febre, e no dia seguinte o artista recebeu a confirmação da doença. Em 12 de agosto, ele já precisou ser internado.

O artista está fazendo três modalidades de fisioterapia na UTI: cardíaca, pulmonar e motora. O irmão de Cauan explicou que a cardíaca ajuda a fortalecer os músculos do coração; a pulmonar tem o mesmo objetivo, mas força os pulmões a funcionarem melhor; e a motora é para os músculos do corpo não atrofiarem por ele ficar muito tempo deitado e sem praticar exercícios físicos.

Cauan está internado no Hospital Anis Rassi, em Goiânia — Foto: Vitor Santana/G1
Cauan está internado no Hospital Anis Rassi, em Goiânia — Foto: Vitor Santana/G1

Sobre o tratamento com remédios, o irmão diz que ele recebe hidratação constante pelas veias, faz uso de antibióticos, anticoagulantes e corticoides.

Antes da transferência para o Anis Rassi, o médico Wandervan Azevedo, que atendeu o sertanejo no Instituto Ortopédico de Goiânia (IOG), disse que ele fazia uso de máscara de ventilação não invasiva para auxiliar a respiração, já que ela ocorre de maneira espontânea. A família informa que Cauan não tem nenhum doença preexistente.

 

 

Goiás registrou um recorde no número de casos e mortes por coronavírus nesta terça-feira, de acordo com o boletim divulgado às 17h pela Secretaria de Saúde de Goiás. Em um dia foram registrados 4.218 casos e 128 mortes no estado. Com isso, o estado ultrapassa 107 mil pessoas contaminadas e e 2.464 óbitos.

Irmão de Cauan, Fernando Máximo também precisou ser internado por causa do coronavírus, mas já se curou — Foto: Reprodução/Instagram
Irmão de Cauan, Fernando Máximo também precisou ser internado por causa do coronavírus, mas já se curou — Foto: Reprodução/Instagram

Familiares contaminados

 

João Luiz Máximo, pai de Cauan, também se contaminou com o coronavírus, segundo o empresário do artista, Cleiton Souza, e está assintomático. O irmão do sertanejo, Fernando Máximo, conseguiu se curar da doença no mês passado, após ficar 10 dias internado numa UTI.

O irmão do cantor é médico e secretário estadual de Saúde de Rondônia. Ele está em Goiânia para acompanhar de perto o tratamento de Cauan.

A namorada do cantor, Mariana Guimarães Moraes, também está infectada. Ela ficou alguns dias com o artista no hospital, sendo observada pela equipe médica junto com ele, mas foi liberada para se tratar em casa assim que Cauan precisou ser transferido para a UTI.

Cleber e Cauan formam a dupla há 10 anos — Foto: Reprodução/Instagram
Cleber e Cauan formam a dupla há 10 anos — Foto: Reprodução/Instagram

Por Rafael Oliveira, G1 GO