Costa Rica recebe empresários de Bonito interessados em investir na região e fecha parceria para realização de estudo de viabilidade para construção de um novo hotel na cidade
A geração de empregos, o fomento à atividade econômica e a atração de grandes investidores para Costa Rica – MS foi a pauta da reunião entre o prefeito Waldeli dos Santos Rosa, o secretário Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, Keyler Simey Garcia Barbosa e os empresários Guilherme Poli e Cristian Reis, proprietários do Zagaia Eco Resort em Bonito – MS.
Durante a reunião o prefeito Waldeli abordou os assuntos referentes à economia local, o mercado e as oportunidades que Costa Rica tem para a instalação de novos empreendimentos na cidade.
“Costa Rica está conversando com empresários de diferentes segmentos para virem se instalar aqui, isso vem acontecendo desde quando assumimos a gestão. Temos ciência que precisamos avançar na geração de empregos e renda. Então já firmei parceria com os empresários de Bonito para realizarmos o estudo de viabilidade econômica e financeira para construção de um novo hotel na cidade. Além disso, fiz o compromisso que se ainda este ano garantirmos mais essa conquista para nossa população, o município irá oferecer apoio ao grupo, como a cedência de terreno, terraplanagem e acesso”, garantiu Waldeli.
Guilherme Poli e Cristian Reis estavam visitando a região em busca de ampliar os investimentos do grupo hoteleiro e um dos motivos que fizeram eles chegarem até Costa Rica, foi por terem ouvido falar muito bem da cidade e que “o projeto para construção de um anfiteatro atingiu grande repercussão no meio hoteleiro, o que sem dúvidas chamou nossa atenção”, destacou Poli que também é proprietário do Centro de Convenções de Bonito.
Durante a reunião o secretário Keyler, junto com o servidor público Victor Renato, apresentaram alguns vídeos institucionais turísticos e da cidade para os empresários. “Estou impressionado com o que eu vi hoje em Costa Rica, principalmente com o que o município devolve hoje para o cidadão. É de dar inveja para qualquer outra cidade brasileira. Eu não sabia que tinha tanta coisa bacana para se fazer em Costa Rica e as condições de investimento aqui estão todas prontas, quando cheguei em Bonito, há 25 anos, não tinha nada pronto”, contou Poli.
Guilherme esteve em Costa Rica há oito anos e ao voltar disse estar impressionado com o que viu hoje. “Todos os costarriquenses estão de parabéns com a gestão do prefeito Waldeli. Temos algumas etapas a seguir, mas a vontade é grande, logo, logo teremos notícias boas para vocês aqui”, garantiu.
Conforme compromisso do prefeito firmado com os empresários, a próxima etapa dessa parceria é fazer um estudo de viabilidade para implementação de um hotel na cidade.
“O que a gente precisa hoje temos na natureza. O estudo de viabilidade será feito, mas também precisamos de um Centro de Convenções porque os eventos também são importantes para dar manutenção dos equipamentos de turismo, dos restaurantes, dos hotéis e do comércio em geral”, enfatizou Guilherme, que complementou: “o turismo precisa hoje de muita infraestrutura para poder funcionar. É o que o prefeito tem feito aqui”.
A família de Guilherme Poli trabalha no ramo hoteleiro há quase 50 anos no Estado do Paraná. “Em 35 anos como empresário eu nunca vi uma receptividade tão boa como a que encontrei aqui em Costa Rica, tanto para locais a serem investidos como também o favorável ambiente de negócios”, elogiou o empresário.
Centro de Eventos de Bonito
Conforme Poli, o Centro de Eventos alavancou o turismo em Bonito, as pessoas começaram a chegar na cidade. “É fundamental pois oferece viabilidade econômica para qualquer hotel hoje que está em região turística. Final de semana e feriado você oferece o lazer, e durante a semana você precisa dos eventos para fomentar a turismo e oferecer viabilidade econômica para o seguimento”, completou o empresário.
“Foi uma virada de chave. A margem de lucratividade em um hotel é muito pequena, pois trabalhamos com oito diárias no mês que são os finais de semana e alguns feirados no ano, então é preciso preencher essas lacunas. O Centro de Convenções de Bonito é temático, é um dos mais bonitos hoje do Brasil e foi inaugurado em 2006 com um evento da Embrapa, no mês de setembro, que reuniu mais de 1.500 pessoas”.
Guilherme Poli afirma sem medo que o Centro de Convenções foi um marco para Bonito. “Agregamos o turismo ecológico com o turismo de eventos onde recebemos agenda do mundo inteiro todo o ano. Sem dúvidas foi um marco para Bonito,” lembra Poli ao acrescentar: “O Centro de Convenções viabilizou os investimentos que estavam lá e os que vieram também com a abertura do local, além também dos vôos que foram viabilizados para Bonito”.
Segundo informações dos empresários, Bonito emprega hoje sete mil pessoas na região. “Bonito cresceu com a força do empresariado. Uma cidade com aproximadamente 20 mil habitantes, a maioria dos empregos são voltados para o turismo e com certeza Costa Rica tem toda essa vocação, além de todo o trabalho feito pelo Governo Municipal que é excepcional, invejável. As ações que têm sido feitas aqui com certeza terão boa atratividade para os empresários do setor. Vocês vão colher frutos no futuro aqui e tomara que eu esteja junto desse futuro”, afirmou Poli.
ASSECOM/PMCR