A Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Centro de Convivência do Idoso – Laços de Amizade, continua, neste período de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus, com as atividades de artesanato com a instrutora Marisa da Cruz.
Com orientações recebidas via Whatsapp da instrutora Marisa, o grupo de alunas do Conviver está a todo vapor na confecção de trabalhos manuais.
Pesquisas apontam que as atividades que envolvem o sistema cognitivo são as melhores quando o assunto é exercitar o cérebro e preservar a memória. Entre elas estão: a leitura, a escrita, os jogos e os trabalhos manuais como o artesanato e a pintura.
Por isso, a prática é recomendada para quem se encontra na terceira idade, principalmente aqueles que já estão perdendo a memória aos poucos. A arte estimula a criatividade, faz o idoso expor suas ideias e melhorar suas aptidões. Além disso, segundo pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da USP, os idosos que fazem tarefas simples como o corte e costura, tricô, trabalhos em madeira ou colagens, estão menos propensos a apresentarem demência.
Esses tipos de tarefas servem como um recurso terapêutico, pois ativam os canais sensoriais e proporciona o equilíbrio das emoções. Pouca gente sabe, mas as nossas terminações nervosas encontram-se nas pontas dos dedos e ligam-se às mais diversas partes do cérebro. Por isso, ao realizar trabalhos manualmente, a percepção, atenção e funções executivas melhoram.
*Assessoria