Nesta semana a nossa reportagem percorreu vários setores da cidade, que estão nesse mês recebendo a infraestrutura da rede de esgoto. A ampliação da rede está sendo realizada pela a Sanesul, que totalizará cerca de 65 km de rede na cidade.
Com um crescimento populacional ininterrupto, a Sanesul está constantemente avaliando e investimento em melhorias do serviço de abastecimento de água para atender toda a população da cidade.
As obras de ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto, que irão beneficiar vários bairros de Chapadão do Sul, estão entrando na fase final, ou seja, a previsão é que até ao final deste ano, 80% da cidade, tenha a rede de esgoto.
Obras de saneamento são de grande porte e alteram a rotina das cidades, mas é fundamental para o crescimento urbano. A obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário que tem impacto positivo direto na saúde das pessoas, evitando uma série de doenças.
Somente na ETE de Chapadão do Sul foram investidos 11 milhões de reais, para que a mesma entrasse em funcionamento, já com previsão para que absolvesse todo o esgoto da cidade, nos próximos 20 anos. Este ano, a ETE a Sanesul está construindo mais um reator de tratamento de esgoto doméstico na estação Aporé/Chapadão do Sul para aumentar de 40 para 80 metros por segundo a capacidade.
A Financial investimentos, que esta construindo um residencial na saída para Cassilândia, esta utilizando uma técnica moderna de implantação da rede de esgoto do empreendimento, onde a empresa utilizar a perfuração subterrânea, não havendo a necessidade da abertura de valetas nas ruas, como mostram as fotos.