O ex-prefeito de Indiara e pré-candidato ao posto na cidade, Osvaldo Jesus Novais, de 57 anos, mais conhecido como Osvaldo Baiano, foi preso e autuado em flagrante por receptação e associação criminosa. Em um galpão pertencente a ele, a polícia apreendeu, na última sexta-feira (17), uma carga de plumas de algodão que havia sido roubada na semana passada no Mato Grosso do Sul.
Avaliados em R$ 500 mil, os fardos foram tomados mediante assalto no último dia 15/7, perto de Paranaíba – MS. No dia seguinte, a força-tarefa montada pelas polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal em Goiás descobriu, através do rastreador do veículo que levava a carga, que ele estaria trafegando em solo goiano.
O veículo foi localizado vazio, mas a ocasião terminou com a prisão de dois homens que confessaram participação no crime. Eles acabaram presos e autuados em Chapadão do Sul MS.
“Pelo que nós apuramos, o ex-prefeito, que era quem encomendava o roubo de cargas, também falsificava notas para depois revender essa mercadoria, fato que fez com que, além de ser preso e autuado em flagrante, ele também fosse multado em R$ 2 milhões pela equipe da Secretaria da Economia”, relatou o delegado Alexandre Bruno, titular da Delegacia Estadual de Repressão a Roubos e Desvios de Cargas (Decar).
O filho do ex-prefeito, que não teve o nome divulgado, também foi preso e autuado. Ainda, pelo menos mais quatro integrantes da suposta criminosa quadrilha, segundo o delegado, estão sendo procurados. De acordo com o que foi apurado pela Decar, o grupo atua em Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, e no Mato Grosso do Sul, e, desde 2018, já teria escondido pelo menos 20 cargas roubadas no galpão pertencente a Baiano em Indiara.
A reportagem do site Mais Goiás não conseguiu contato com a defesa do ex prefeito, mas o espaço está aberto caso queria se pronunciar. Osvaldo Baiano, que foi prefeito entre 2012 e 2016 já se apresentava como pré candidato à eleição deste ano.
*Mais Goiás -Aulus Rincon