Dona de casa que morreu em Paraíso das Águas foi diagnosticada de Covid-19 há 5 dias

Ilda Alves de Oliveira, de 62 anos, foi a primeira morte confirmada pelo novo Covid-19 [e espera-se que seja a última].

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a paciente procurou a unidade de saúde com sintomas de gripe, seguindo o protocolo Covid-19, no último dia 10 de julho, foi coletado o exame e encaminhado para o Lacen-MS (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul), quando passou à ser monitorada pela equipe de saúde epidemiológica do Município.

No último dia 15 de julho, o resultado do exame foi positivo para o novo coronavírus (COVID-19).

De acordo com informações repassadas pela Secretaria Municipal de Saúde, era portadora comorbidades: diabetes e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e fazia acompanhamento periódico nos serviços de saúde do município.

A paciente faleceu vítima de insuficiência respiratória, oriunda de infecção por Covid-19, afirmou a Secretaria Municipal de Saúde.

Durante todo o período a paciente recebeu atendimento domiciliar e estava sendo orientada pela equipe de saúde. Por volta das 16h deste domingo (19), ela entrou em contato com uma enfermeira e afirmou que estava com falta de ar.

A ambulância foi requisitada imediatamente, que a transportou até a unidade de saúde – PAM (Pronto Atendimento Médico), onde recebeu atendimento médico imediato.

Diante do quadro de saúde agravado da evolução da doença, foi solicitada “vaga zero” para a capital, Campo Grande (MS). Enquanto era aguardada a vaga, a paciente evoluiu para o óbito.

Em um áudio enviado pelo aplicativo WhastsApp, ela relata à uma amiga, que está com coronavírus e que não estava bem, tosse muito e finaliza dizendo: “Eu vou sair dessa”.

A família e amigos estão consternados. Dona Ilda deixou cinco filhos, sendo 04 mulheres e 01 homem, sendo: Jpsé (Neno), Gelziene (Pipoca), Gelzilene (Preta), Luciene (LU) e Jucilene (Juci), também deixou 13 netos e um casal de bisnetos. Ela era natural de Camapuã (MS) e morava há mais de 14 anos em Paraíso das Águas, onde conquistou muitas amizades.

A Secretaria Municipal de Saúde de Paraíso das Águas emitiu uma Nota de Esclarecimento:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Paraíso das Águas, 20 de Julho de 2020.

“A Administração Municipal de Paraíso das Águas, através do Comitê de Combate ao COVID-19 e Secretaria Municipal de Saúde, comunica com profundo pesar o falecimento de paciente residente de Paraíso das Águas, do sexo feminino, com diagnóstico positivo para o novo coronavírus (COVID-19).

A paciente tinha 62 anos e era portadora comorbidades: diabetes e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e fazia acompanhamento periódico nos serviços de saúde do município.

Conforme apurado pela vigilância epidemiológica, a paciente foi atendida no serviço de saúde apresentando síndrome gripal com início de sintomas no dia 10 de julho. 

Coletado material para realização de PT-PCR, com resultado positivo no dia 15 de julho. Seguiu monitorada diariamente pela coordenação da vigilância epidemiológica e atenção básica com sintomas leves. 

Neste domingo, dia 19/07, o Paciente com Covid-19 confirmado, faleceu de complicações respiratórias.

A Administração Municipal de Paraíso das Águas presta suas condolências a todos os familiares e amigos enlutados.

Que possamos ser confortados por Deus e confortar uns aos outros neste momento de tristeza e dor.

Comitê COVID-19″

Secretaria Municipal de Saúde

Município de Paraíso das Águas

Jefferson de Souza Corrêa

Secretário Municipal de saúde

Município de Paraíso das Águas-MS

Britonews