Barco vira após pescadores tentar fugir da PMA em Aparecida do Taboado

Dois pescadores que utilizavam vários apetrechos proibidos foram presos depois de tentarem fugir em embarcação no Rio Brejo Cumprido, em Aparecida do Taboado, no sábado (11). Ao tentarem aumentar a velocidade, e embarcação virou e os dois precisaram de resgate depois de caírem dentro da água.

Segundo o site O Pantaneiro, a tentativa de fuga ocorreu na tarde de sábado e os dois foram autuados na Delegacia da Polícia Civil. O site afirma que enquanto um pilotava o barco, forçando o motor para ganhar velocidade, o outro jogava as redes proibidas e os peixes dentro do rio.

A polícia perseguiu os pescadores de lancha e o site cita que alta velocidade aliada com embarcação de pequeno porte “derrubou” os dois, já que o barco não aguentou a tentativa de fuga que forçou a estrutura. As “ondas” causadas pela perseguição desequilibraram o veículo.

A equipe conseguiu alcançar algumas das redes jogadas no rio e outras que foram preservadas, um total de 14. O barco, os apetrechos proibidos e 39 kg de pescado foram apreendidos. Cada um dos pescadores – um deles de Três Lagoas – foi multado em R$ 5,4 mil. Os peixes serão doados para instituições de caridade, conforme o site.

Além disso, diversos peixes que ainda estavam vivos foram soltos no rio. A rede é proibida pela capacidade de dano ambiental, por prender grande quantidade de peixes. O ponto parece ser favorito entre pescadores da região, já que antes da prisão dos dois pescadores a PMA havia encontrado 38 redes ilegais no local.

 

 

Por Izabela Sanchez – CAMPO GRANDE NEWS