De acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Saúde na manhã desta quinta-feira (9), o município confirmou o 1° óbito pela doença. Trata-se de um homem, de 72 anos, que estava internado em Jales-SP para tratar um câncer no pulmão.
Eugênia Paiva, coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Aparecida do Taboado, informou que o paciente apresentou alguns sintomas e por esse motivo foi feito o exame no mesmo dia em que a vítima faleceu, no interior de São Paulo, na segunda-feira (6). Entretanto, a Secretaria Municipal de Saúde só foi informada sobre o caso na quarta-feira (8), pela Secretaria Estadual de Saúde.
“Eles não comunicaram a Vigilância Epidemiológica aqui do município que se tratava de um óbito que estava em investigação por Covid-19. Dessa forma, o velório foi realizado sem os devidos cuidados; a gente não sabia da informação de que o exame tinha sido realizado”, explica.
Durante entrevista à imprensa na manhã de hoje, Eugênia explicou que a Vigilância do Estado de São Paulo foi informada após o exame ser realizado, assim como a Vigilância do Estado de Mato Grosso do Sul, mas que o município de Aparecida do Taboado só recebeu a informação depois de toda essa burocracia. “A gente só soube através da nossa Secretaria de Estado e não diretamente da vigilância municipal de Jales, como costuma ser feito, pois a comunicação geralmente acontece de município para município”, reforçou.
A coordenadora disse também que a família da vítima está sendo acompanhada pela Secretaria de Saúde.
*Natalia Queiroz – Costa Leste News