O crescente número de casos de covid-19 em Mato Grosso do Sul fez o governo do estado ativar quarta-feira (24) a estrutura hospitalar montada ao lado do Hospital Regional (HR), em Campo Grande. Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (25) pela Secretaria de Estado de Saúde, são 6.523 casos da doença, sendo 3.108 pessoas em isolamento, 3.191 recuperadas e 163 internadas.
A estrutura, a princípio, era para receber infectados pelo novo coronavírus, a partir do momento que o HR, referência para tratamento da covid-19, não comportasse mais. No entanto, a estratégia mudou. Estão sendo levados para o espaço pacientes com outras doenças que estavam em leitos clínicos.
Com essa transferência, o hospital abre mais vagas específicas para covid-19 e os pacientes ficam concentrados na mesma unidade.
A diretora do HR, Rosana Leite de Melo, explica que a ativação da estrutura foi necessária devido ao crescente casos de covid-19 e porque a UTI da unidade atingiu 90% de ocupação. “Houve aumento ‘sobrenatural. Estamos com 19 casos no CTI covid e 6 casos suspeitos. Pacientes covid ficam quase um mês no CTI, enquanto outros, de 7 a 8 dias”.
Além da preocupação com a quantidade de leitos disponíveis, a contaminação de profissionais de saúde também tem deixado as autoridades em alerta. Porque sem material humano, não adianta ter o espaço. O HR tem, ao todo 411 leitos.
Outra estrutura está sendo preparada para também receber pacientes covid-19. A Unidade do Trauma da Santa Casa vai passar a atender infectados pelo novo coronavírus, pelo SUS, a partir do momento que o total de leitos disponíveis para a doença no HR, estiverem quase todos ocupados.
Por G1 MS e TV Morena