Boletim epidemiológico da secretaria estadual de Saúde (SES) desta segunda-feira (22) traz 154 novos casos de pessoas com coronavírus em Mato Grosso do Sul. O estado atingiu 5.391 infectados com a doença desde o início da pandemia. Foi confirmada ainda mais 1 morte, o que elevou para 48 o total de vítimas da covid-19.
A 48ª vítima era do sexo feminino e tinha 40 anos, residente de Glória de Dourados. Ele tinha doença renal crônica e veio a óbito neste domingo (21), às 23h40. Ela foi internada no dia 8 de junho e o resultado positivo para a doença saiu no dia 11. A vítima estava internada no Hospital da Vida de Dourados.
Frente aos dados da segunda-feira passada (15), ou seja, há uma semana, quando haviam 3.551 casos e 33 mortes provocadas pela doença, houve, conforme os dados da SES, um incremento de 51,81% nos registros e de 45,45% na quantidade de vítimas.
O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, comentou que apesar de o estado ter registrado novas mortes nesta segunda, continua com a menor taxa de letalidade do país, 0,9%. Ele disse ainda que o número de casos confirmados em relação ao dos dias anteriores, que chegou a atingir o pico de 379, no dia 17, pode ser enganoso, já que no fim de semana alguns municípios têm dificuldades de encerrar os casos e que já na terça (23) a quantidade pode voltar a crescer.
Resende alertou que a curva de casos do estado continua em uma ascendente e que a pandemia ainda não atingiu seu apogeu em Mato Grosso do Sul. Ele afirmou também que as autoridades de saúde do estado têm se sentido bastante incomodadas com a falta de colaboração da população para uma prevenção mais eficaz da doença e citou o exemplo de um bar inaugurado neste fim de semana de Campo Grande que teve uma grande aglomeração de pessoas.
Especificamente em relação a capital, o secretário disse que os boletins dos últimos dias tem mostrando uma tendência de crescimento de casos nos últimos dias. Nesta segunda-feira, a capital registrou a maior quantidade de novos casos, 70, elevando para 1.212 o total de registrados desde o começo da pandemia. A cidade é superada apenas por Dourados, que contabilizou 22 novas ocorrências de covid-19 e chegou a 1.829 no total.
A secretaria estadual adjunta de Saúde, Christinne Maymone, destacou que nos drive thrus tem se detectado uma positividade maior entre os testes aplicados, o que indica uma maior circulação do coronavírus e que acaba resultado também em uma maior possibilidade de agravamento dos casos.
Resende disse que diante do aumento da demanda, que o governo pode implantar novas unidades de testes no sistema drive thru em outros municípios do estado além de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá, ou ainda implantar uma segunda unidade na capital e no município do sul do estado, que têm a maior demanda atualmente. Desde o início da pandemia foram aplicados 28.615 testes no estado.
Das pessoas que contraíram a doença em Mato Grosso do Sul, 2.408 estão em isolamento de 148 estão hospitalizadas, sendo 71 em unidades de terapia intensiva (UTIs). Já se recuperaram da doença 2.788 pessoas.
Confira AQUI o Boletim Epidemiológico desta segunda-feira
Por Anderson Viegas, G1 MS