Mãe que ensinava as tarefas para os cinco filhos com um celular ganha ajuda de pessoas até de outros países
A situação da dona de casa Rosimeire da Costa, que vem ensinando as tarefas da escola para os cinco filhos com um único celular – e a câmera não funciona – comoveu tantas pessoas que o aparelho agora não para de receber ligações e mensagens. São pessoas de Goiás e até de fora do país querendo ajudar na educação e alimentação das crianças que moram em Itumbiara, na região sul de Goiás.
A professora Gizelly Lehmann Rodrigues, que mora na Alemanha, conheceu a história de Rosimeire e decidiu ajudar. “Fiquei sabendo da história pela internet e só de ler a manchete já chamou a atenção e foi comovente para mim e para meus filhos e sabíamos que precisávamos ajudar”, conta a professora.
“O que estiver dentro da minha possibilidade, mesmo estando fora, vou fazer. Vamos ver se a gente faz essas crianças serem pessoas adultas e melhores com a sua ajuda”, relata o advogado Ben Hur Ranieri, que mora em Nova York, nos Estados Unidos.
Muitas doações chegam diariamente após o G1 revelar a história de Rosimeire. As compras já não cabem mais no armário. Muita comida, roupas e até o quadro negro que ela tanto queria foi doado. A garagem de casa agora parece uma verdadeira sala de aula e a mãe se sente mais à vontade para ensinar as tarefas para os filhos.
A mãe que estava triste por dividir o único celular com acesso à internet com os filhos, ganhou um reforço tecnológico para os estudos: um tablete.
“Eu tenho que ajudar eles a escrever porque estão sendo alfabetizados agora, ainda estão no começo, não é tão simples. Não posso só ditar letrinha por letrinha, preciso escrever e mostrar para eles. Então eu estou achando bom demais”, disse a mãe.
As lágrimas que já foram de dor por ver os filhos passarem necessidades, agora são de gratidão. “Quero que eles [doadores] sintam que estão abraçados de coração e estão nas minhas orações. Deus é muito fiel, nunca me abandonou. Sempre me deu força”, desabafa Rosimeire.
Dificuldades
Rosimeire conta que a família sobrevive com ajuda de conhecidos. O único dinheiro que recebe é o do Bolsa Família, pouco mais de R$ 160. Ela disse ainda que os filhos não têm cama e as crianças dormem no chão.
Rosimeire tem nove filhos, sendo que seis deles moram com ela, em Itumbiara, e três vivem no interior de São Paulo. Embora seja na mesma cidade, os meninos estudam em colégios diferentes. O pequeno Anthony, de 3 anos, estuda na Escola de Assistência ao Menor (Ami). Já Nicole, de 5, na Escola Municipal Rogério Ribeiro Mendonça. Os gêmeos Ícaro e Isaías, de 8, e o irmão Isaac, de 9 anos, estudam na Escola Municipal Floriano de Carvalho.
Durante os estudos com os filhos, a dona de casa explica que um dos desafios é provar que as tarefas estão prontas, pois os professores pedem que os pais ou responsáveis tirem foto das atividades respondidas e mandem no grupo da escola. O problema, segundo Rosimeire, é que o celular está velho e a câmera não funciona.
Por Rafael Oliveira, G1 GO