Em seis meses, 39 já morreram por dengue em MS

Em Mato Grosso do Sul, 39 pessoas já morreram de dengue desde janeiro de 2020. A primeira morte foi registrada dia 3 de janeiro em Corumbá, e a última no dia 18 de maio em Ponta Porã. Das mortes, 24 pessoas apresentavam comorbidades.

Os dados são do Boletim Epidemiológico da Dengue realizado neste mês em Mato Grosso do Sul pela Secretaria Estadual de Saúde.

Conforme dados da vigilância em saúde, somente nos seis primeiros meses de 2020, Campo Grande possui 9.632 casos confirmados da dengue. Em segundo lugar está Três Lagoas com 2.624, e em terceiro Ponta Porã 1.413. Chapadão do Sul ficou em 7° com 918 casos.

A Capital teve sete óbitos pela doença. Enquanto Corumbá teve quatro e Dourados três. Três Lagoas não registrou mortes, e Ponta Porã teve dois óbitos até o momento. Chapadão do Sul teve três mortes, mas um dos o casos veio a óbito em outra cidade, não aparece no boletim do estado.

Em janeiro o estado registrou oito mortes, assim como em fevereiro. O mês de março foi o que registrou o maior número de óbitos com 11 pessoas. O mês de abril diminuiu para sete e maio para cinco.

De acordo com a SES enquanto a maioria dos pacientes se recupera após evolução clínica leve e autolimitada, uma pequena parte progride para doença grave. Fatores de risco individuais determinam a gravidade da doença e incluem idade, comorbidades (doenças pré-existentes) e infecções secundárias.

Confira aqui o Boletim Epidemiológico semanal da dengue em MS

 

* Rayani Santa Cruz – Top Mídia News