Com objetivo de chamar a atenção, sensibilizar e envolver a população no combate à violência contra as pessoas com 60 anos ou mais, o Governo de Costa Rica – MS por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social iniciou nessa semana ações ligadas a Campanha “Junho Prata”.
Devido a pandemia do novo Coronavírus, a campanha neste ano será marcada com a realização de várias ações durante o mês de junho por meio das mídias sociais, site institucional do Município de Costa Rica e quando necessário, por meio de atendimento no CREAS – Centro de Referência de Assistência Social – com o intuito de evitar aglomeração de pessoas e a proliferação da Covid-19.
O prefeito Waldeli dos Santos Rosa enfatiza que a finalidade da campanha é conscientizar a sociedade civil sobre a importância de minimizar a violência contra a pessoa idosa, conhecer e identificar situações de violência, negligência e abuso contra os idosos.
“Queremos sensibilizar a rede de apoio e a sociedade civil quanto à importância do enfrentamento de qualquer tipo de violência contra a pessoa idosa; divulgar as formas e canais de denúncias contra a violência à pessoa idosa, bem como, os canais de acesso e serviços disponíveis no Governo Municipal priorizando a melhoria da qualidade de vida da pessoa com 60 anos ou mais”, complementou o prefeito Waldeli.
A coordenadora do CREAS Lucinaura Felisbina acrescenta ainda que a campanha espera disseminar a ideia que “Todos nós temos o dever de denunciar”, caso ocorra alguma situação com familiares, amigos ou vizinhos. “Diante do contexto em que estamos vivenciando, é necessário redobramos nossas atenções com nossos idosos, pois é um período que eles não estão saindo de suas residências, ficando vulneráveis a riscos”, reforçou.
Confira abaixo os canais de denúncias disponíveis para comunicar alguma situação de violência aos idosos. Não é necessário se identificar.
Disque 100 – Direitos Humanos;
Disque 190 – Polícia Militar;
Disque 127 – Ministério Público Estadual (0800 647 1127);
Disque CREAS – (67) 3247 7170 / 9 9925 0031 (whatsapp);
Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica – (67) 3247 1301;
Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa – (67) 3247 7061;
Ouvidoria Municipal de Costa Rica – 0800 64 771 30 / (67) 9 9964 2759 (whatsapp).
Junho Prata
Em Mato Grosso do Sul a Lei Estadual Nº 5.215, de 15 de junho de 2018, institui o Junho Prata, mês de combate à violência contra a pessoa idosa e tem o objetivo de sensibilizar e envolver a população no combate à violência contra pessoas que estão na chamada “terceira idade”.
A assistente Social do Município de Costa Rica Luana Oliveira reforça que atos violentos contra a pessoa idosa são problemas que se agravam e se estendem gradativamente, e que demandam muita atenção, principalmente de familiares, órgãos da Saúde, órgãos de Garantias de Diretos, serviço socioassistenciais e sociedade civil.
Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
Na última segunda-feira, 15 de junho de 2020, foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída pela ONU – Organização das Nações Unidas – e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa.