A Secretaria de Saúde de Rio Verde inseriu no sistema estadual parte dos dados dos cerca de 2 mil funcionários de empresas que testaram positivo para coronavírus. Com isso, Goiás ultrapassou, nesta segunda-feira (15), 10 mil casos confirmados de Covid-19. O estado registrou 220 mortes até esta manhã.
Até domingo (14), o sistema da Secretaria Estadual de Saúde tinha contabilizado apenas 419 casos confirmados na cidade. Porém, nesta manhã, passou a constar que 1.785 moradores estão contaminados. A atualização dos casos é feita diretamente pelos municípios na plataforma do estado.
“Essa é uma parte dos testes positivos que foram registrados na cidade. Até quarta-feira [17], devemos atualizar o restante. Criamos uma força-tarefa para atualizar os dados”, disse o secretário municipal de Saúde, Eduardo Ribeiro. Segundo ele, ao todo, a cidade tem quase 2,5 mil casos confirmados.
O grande número de registros em Rio Verde foi descoberto após uma testagem em massa de funcionários de grandes empresas. Segundo o secretário de Saúde, três delas ainda estão fechadas para que sejam feitos o processo de limpeza e as adaptações necessárias para o retorno em segurança das atividades.
Uma delas é a indústria alimentícia BRF. Ela será reaberta na sexta-feira (19), com 50% dos funcionários trabalhando. Os nomes das outras empresas não foram divulgados pela prefeitura.
Evolução
- No dia 12 de março, o governo informou o registro dos três primeiros casos de Covid-19 no estado;
- Um mês depois, no dia 11 de abril, já eram 209 casos e dez mortes;
- Em menos de um mês, no dia 6 de maio, Goiás ultrapassou os 1 mil casos confirmados e atingiu 45 óbitos;
- Em 1º de junho, o estado saltou para 3.874 confirmados e 127 mortes;
- Já no dia 15 de junho, Goiás ultrapassou 10 mil casos registrados, um salto de 158% em duas semanas.
Por Vitor Santana, G1 GO