A presidente do CMPEC – Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus – secretária de Saúde Adriana Tobal confirmou em transmissão ao vivo pelo Facebook o oitavo caso confirmado de Covid-19 em Costa Rica – MS.
Conforme os dados divulgados também no boletim epidemiológico desta segunda-feira, 08 de junho de 2020, Costa Rica chegou aos 97 casos notificados. Desses oito são positivos e 83 negativos, outros seis aguardam resultado do Lacen/MS – Laboratório Central de Mato Grosso do Sul.
“O oitavo caso positivo é de uma mulher de 28 anos que apresentou sintomas e teve contato com caso positivo, foi coletado o teste rápido e foi confirmado. Temos mais seis exames no Lacen/MS aguardando resultados. Nossa curva está em ascendência e nosso único remédio é o distanciamento social, utilização de máscaras de proteção individual e higienização com frequência das mãos com álcool 70% e/ou lavagem com água e sabão”, explicou a secretária de Saúde de Costa Rica.
Temos ainda 22 casos confirmados de safristas que vieram para trabalhar em Costa Rica. Desses cinco foram curados e os outros 17 seguem em isolamento. “Foram notificados, são monitorados pela equipe da Vigilância Epidemiológica, mas não são contabilizados para Costa Rica, por se tratar de moradores de outro Estado, conforme protocolo do Ministério da Saúde”, complementou Adriana Tobal.
Mato Grosso do Sul
O boletim epidemiológico divulgado pela SES – Secretaria de Estado de Saúde – hoje (08), aponta para um aumento nos casos confirmados em Mato Grosso do Sul. De acordo com os dados, o Estado tem 2.324 casos positivos para o novo Coronavírus. Já os casos suspeitos são 372.
Desde o dia 25 de janeiro, foram registradas 16.539 notificações de casos suspeitos do novo Coronavírus em Mato Grosso do Sul, sendo que 12.482 casos foram desconsiderados para Covid-19. Mato Grosso do Sul tem até o momento 22 óbitos pelo vírus.
Brasil
De acordo com o portal de notícias G1, o Brasil registrou 691.758 mil casos confirmados de Covid-19. O número de mortes no País saltou para 36.455 mil.
Prevenção
A forma de se evitar o colapso na rede de saúde é manter a reclusão social. Quem puder ficar em casa, fique. Mantenha a higienização das mãos, evite aglomerações, use máscaras e faça sua parte. Para dúvidas, denúncias e/ou sugestões ligue para o Disk Coronavírus de Costa Rica: (67) 9 9985 6163 e/ou 9 9964 2759 ambos os números são da operadora Vivo e têm whatsapp.
Caso prefira, colocamos a disposição o número da Ouvidoria Municipal 0800 647 71 30 (este somente de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h).