O novo decreto entra em vigor a partir do dia 08 de junho
O novo decreto da prefeitura de Rio Verde determina que apenas serviços essenciais permaneçam abertos na cidade, como hospitais, supermercados (cm funcionamento das 06h às 19h), farmácias, distribuidoras de gás, serviço de transporte público e privado, indústrias, cemitérios e serviços funerários, empresas de comunicação e informação, serviços bancários, lotéricas.
Além disso, as clínicas veterinárias devem atender em regime de plantão, a rede hoteleira deve limitar a ocupação em 30%, podendo servir apenas hóspedes. Restaurantes e bares devem funcionar apenas pelo sistema delivery. Nos comércios que trabalham com atendimento de plantão, as portas devem ficar fechadas.
Fica suspensas também as atividades de saúde odontológica públicas e privadas, além de outras clínicas. Todo o atendimento deverá ser de urgência e emergência, ainda assim com horários marcados e intervalos entre um paciente e outro.
As feiras de hortifrutigranjeiros, podem atender somente via delivery. As igrejas da cidade também devem parar de funcionar.
As lojas da construção civil e as obras em geral não podem funcionar. Lojas agropecuárias também devem usar o meio de plantão.
O feriado de aniversário da cidade passou para o dia 10 de junho, que emenda com o feriado de Corpus Christi e torna a sexta-feira como ponto facultativo. No Dia dos Namorados, excepcionalmente, lojas de artigos de presentes e floriculturas, podem atender por meio de delivery, nos demais dias não deve ter funcionamento.
Recomenda-se que o rio-verdense não saia às ruas, somente em caso de extrema necessidade, podendo haver abordagem de forças de seguranças. Se a prefeitura notar que os moradores não estão cumprindo as regras, pode haver a necessidade de multar quem estiver nas ruas.
Além disso, vale ressaltar que o não uso das máscaras e o não cumprimento das medidas de segurança nos estabelecimentos que permanecerem abertos, podem acarretar em multas.Os estabelecimentos que permitirem a formação de filas também estará sujeito a cobrança de multas.
Deve ser realizada também a testagem em massa, exames médicos, testes laboratoriais, coleta de amostras clínicas, vacinação e outras medidas profiláticas e tratamentos médicos específicos.
Viagens
Ficou estabelecido também que quem chegar de viagem de outro país ou outra cidade brasileira, deve ligar imediatamente para a Vigilância Sanitária e entrar em quarentena por 14 dias.
O novo decreto entra em vigor a partir do dia 08 de junho.
Fonte: Olha Goiás