Prezados amigos,
Ainda estou sem celular/whatsapp, então gostaria de manifestar meu agradecimento a Todos(as) vocês pelo carinho e consideração a mim e minha família e dedicarem a noite de vocês me procurado.. e muitos de vocês chegaram muito perto! Cheguei a ouvir vocês se aproximando mas eu tinha uma arma em minha cabeça e a promessa que eu sairia dali vivo se eu “colaborasse”. Não fui mal tratado pelos bandidos mas sabemos que as condições nessas horas podem ser as mais diversas. Eu poderia estar ferido ou amarrado sozinho e/ou em condições que o socorro não poderia tardar, podendo levar a um final de história que não seria eu quem estaria contando, como já nos despedimos de tantas pessoas queridas dessa forma!
Não vou me ater a detalhes aqui pois cada um deve imaginar os momentos de tensão e as mais variadas coisas que passam pela cabeça, até mesmo porque a situação muda a cada instante e você está no meio de uma mata qualquer, com um capuz na cabeça, e seu melhor “amigo” é alguém com uma arma te mantendo em cativeiro enquanto os colegas dele fogem. A pressão psicológica é grande.
Ainda tento entender o por quê de algumas pessoas se submeterem a esse tipo de coisa para “ganhar a vida”. Mas esse é assunto para um outro momento.
Acredito que o que devemos agora é REFLETIR sobre o que temos que APRENDER com esse tipo de acontecimento. Nós… sociedade, poder público municipal, estadual, federal…
Vamos falar de PORTE DE ARMAS? Bem, na situação em que fui abordado (trabalhando na área experimental da universidade junto a alunos…) Mesmo que naquele momento eu estivesse com uma arma dentro do carro eu não teria tido tempo para fazer qualquer coisa e isso poderia inclusive ter me gerado maiores problemas durante o cativeiro. Embora acredito que SIM, em muitas outras situações elas inibem e evitam finais piores, desde que a pessoa tenha perfil e treinamento para tal. Mas já que defendemos tanto o PORTE DE ARMAS, EU PERGUNTO. Por que nossa POLÍCIA Brasileira ainda não é bem equipada (fato histórico, não é de hoje esse problema). As pessoas mais bem qualificadas e treinadas para portar uma arma, ainda sofrem com a falta de investimento dentre outros “Fatores Brasileiros” se assim podemos chamar.
Por que nossa Polícia muitas vezes ainda não conta com sistemas relativamente simples de inteligência, como é o caso de câmeras de controle de entrada e saída nos municípios o que ajuda a rapidamente localizar uma vítima e/ou fuga?
Sabemos também que embora existam muitas opções de rotas por estradas de terra, quando se busca rotas mais logas os bandidos ainda utilizam a agilidade das rodovias, e muitas vezes nossos Policiais Rodoviários estão mal equipados, ou pouco seguros expostos em o que eu chamo de Televisão de Bandido.
E nossas Leis que não deixam nossos Policiais trabalharem???
Hoje fui eu, amanhã um amigo seu, meu, nosso.. os bandidos continuam em volta de nós e nós continuaremos tendo que conviver com eles.. então deixo a reflexão que iniciei esse texto. O que aprendemos com mais essa ocorrência? Com mais um de nós passando por isso…
Ricardo Gava