Mato Grosso do Sul atingiu 60.478 casos de dengue em 2020, de acordo com boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (3), pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). O estado é o segundo do país no ranking de incidência da doença. Os 79 municípios do estado estão classificados com alta incidência, acima de 300 casos por 100 mil habitantes.
As mortes por dengue chegaram a 37, sendo 8 em janeiro, 8 em fevereiro, 11 em março, 6 em abril e 4 em maio. A última vítima foi uma mulher, de 38 anos, em Ponta Porã, no dia 5 de maio.
As cidades com mais óbitos por conta da doença são Campo Grande com 7, Corumbá com 4, Naviraí com 3 e Mundo Novo com 2.
Desde fevereiro, Mato Grosso do Sul decretou estado de alerta por causa da dengue. Entre as ações adotadas por prefeituras para combater a doença, estão a distribuição de telas para cobrir caixas d’águas e ações de conscientização para trabalhadores da construção civil.
Segundo a Gerência Técnica de Doenças Endêmicas do estado, a recomendação para quem apresentar sintomas de dengue é de procurar assistência médica caso tenha: dor abdominal, vômitos, acúmulo de líquidos, sangramento de mucosa e hipertensão postural.
Por Ricardo Freitas, G1 MS