Bombeiros atende descarrilamento de vagões da Rumo

O Corpo de Bombeiros de Chapadão do Sul foi acionado na madrugada de hoje (03hs18)  pela Central de Alto Taquari da empresa RUMO para apagar um incêndio numa área onde descarrilou uma locomotiva e vagões com carga seca. O deslocamento foi há cerca de 37 KM do município sentido Cassilândia. Algumas composições pegaram fogo. A primeira informação – de que o fogo podia ser visto há 70 metros da MS-306 – não procedeu e atrapalhou a chegada do socorro com mais rapidez nos trilhos.

LOCALIZAÇÃO ERA DIFERENTE DA INFORMADA – Um funcionário da Rumo informou que o acesso ao local do acidente era numa estrada vicinal que ficava a 4 km da rodovia. Depois de percorrer 50 KM os militares não localizaram nada, obrigando o retorno até acharem um veiculo entrando em estrada vicinal. Ele seguia para o local do descarrilamento.  Os bombeiros deslocaram  com a viatura AS 37 para realizar vistoria e verificar a real situação para avaliar procedimentos como os recursos que seriam necessários devido à magnitude do problema informado.

CARGA DE ALGODÃO EM CHAMAS – No local havia uma locomotiva com aproximadamente 10 mil litros de óleo diesel descarrilhada, sem tombamento ou fogo. Estava com cerca de 25 graus de inclinação. Havia uma quantidade de pelo menos 06 vagões conectados à locomotiva também descarrilhados e outros apenas desconectados. Um deles em chamas transportava algodão.

MÁQUINAS TRABALHANDO DA REVITALIZAÇÃO DOS TRILHOS – Além do combate ao fogo o Corpo de Bombeiros orientou os funcionários com a operação de manuseio das locomotivas com guindaste para evitar o aumento do fogo. Vários veículos da empresa Rumo como escavadeiras, retroescavadeiras e outras máquinas foram  deslocadas ontem mesmo para o início da manutenção da linha férrea. Os militares também orientam às pessoas que acionarem o Telefone de Emergência passarem os dados com calma para agilizar o socorro.

Chapadensenews