Equipe de enfermagem do Hospital Municipal participa de capacitação sobre método “Start” de triagem

Investir na capacitação dos servidores públicos para melhorar o atendimento à população, e a Administração Municipal tem mantido esse foco.

A equipe de enfermagem do Hospital Municipal participou de treinamento sobre a utilização do método START de simples triagem, rápido tratamento com medidas que podem ser adotadas em situações onde há múltiplas vítimas, ou seja um grande número de pessoas ferida, aumentando a demanda com a necessidade a classificação de risco dos pacientes.

A classificação é feita através de cores, sendo cores vermelho para paciente graves, amarelo para paciente que não apresentam risco Eminente de morte, verde para as vítimas estáveis e preto para as vítimas já em óbito.

O treinamento foi realizados nos dias 29 e 30 do mês passado pela equipe de voluntários da Cruz Vermelha Brasileira de Mato Grosso do Sul em Chapadão do Sul. Estiveram nas palestras o Voluntário Socorrista Gabriel Schultz e a Enfermeira Marlucia Vieira. A equipe passou por dois simulados práticos para garantir e testar o conhecimento que foi adquirido na palestra .

O método START tem que ser realizado no menor espaço de tempo possível, não devendo ultrapassar um minuto. São permitidas pequenas manobras como abertura manual das vias aéreas e controle de hemorragias externas. A sistematização permite uma classificação simples e rápida, sem margem a dúvida. O método utiliza a avaliação de alterações com o objetivo de identificar a ordem do que mata mais rápido. Um comprometimento das vias aéreas mata mais rápido que um problema respiratório, que mata mais rápido que um problema circulatório, que mata mais rápido que um problema neurológico.

A tática de triagem obedece a técnica denominado START (simples triagem e rápido tratamento) por ser um método simples, que se baseia na avaliação da respiração, circulação e nível de consciência, dividindo as vítimas em quatro prioridades e utiliza cartões coloridos para definir cada uma das prioridades.