Mato Grosso do Sul bateu recorde no registro internações pelo novo coronavírus (Covid-19) em 24 horas. Até às 10 horas desta quarta-feira (26), são 86 novas confirmações da doença, segundo a secretária-adjunta de Saúde do Estado, Christinne Maymone. Com as confirmações, o Estado vai a 1.186 doentes e 60 internados. A taxa de isolamento de Mato Grosso do Sul está baixo do esperado, 37,7%. O ideal é que fique em torno de 50% a 70%.
Em dois dias, são 19 pessoas internadas, número que causa alerta para a Saúde pelo rápido avanço em relação a quantidade de leitos disponíveis no Estado. Segundo a secretária-adjunta, dos 1.186 doentes, 705 estão em isolamento domiciliar, 404 estão recuperadas e 18 pessoas morreram no Estado até o momento.
60 pessoas estão internadas, sendo 15 delas em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 45 em leitis clínicos. São 8.989 notificações, 220 amostras em análise, 648 casos a serem ainda confirmados ou não pelos municípios nos bancos de dados e 6929 casos descartados.
Mesmo que Mato Grosso do Sul seja o Estado brasileiro com menor incidência de casos, é preciso seguir atento, mantendo distância social, lavando as mãos constantemente e usando máscaras nas ruas. Sempre que possível, é preferível ficar em casa porque cerca de 60% dos portadores do Covid-19 não tem nenhum sintoma, mas podem contaminar outras pessoas, principalmente idosos, complicando a saúde dos mais vulneráveis, que podem chegar a óbito após serem contaminados.
Confira aqui o Boletim Epidemiológico desta quarta-feira
*Midiamax – Evelin Cáceres