A Secretaria da Saúde de Costa Rica – MS divulgou nesta semana o balanço do Outubro Rosa, movimento mundial que visa chamar a atenção para a realidade atual do câncer nas mulheres e a importância do diagnóstico precoce. O encerramento da campanha aconteceu no último dia 31 de outubro.
Durante todo o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde coletou nas ESFs – Estratégia de Saúde da Família – 474 preventivos, sendo que só na noite especial de coleta em 14 de outubro foram feitos 88 exames do colo do útero. E ainda, Costa Rica recebeu nos dias 22 e 23 de outubro a Carreta do Hospital do Câncer de Barretos que coletou 79 preventivos e fez 77 mamografias.
“A colaboração dos profissionais da saúde foi o diferencial da campanha, que contribui na implementação de uma cultura de prevenção imprescindível no combate ao câncer de mama, que atinge tantas mulheres”, avaliou a secretária de Saúde Adriana Tobal que agradeceu as 474 mulheres que participaram da campanha e colaboraram para que Costa Rica cumprisse a meta de 2015 de coleta de preventivos preconizada pelo Ministério da Saúde.
Adriana Tobal também fez um agradecimento especial em sua página no Facebook. “Terminamos o Outubro Rosa, mês que ficou marcado pela conscientização do câncer de mama e colo de útero no Município de Costa Rica. Quero agradecer imensamente e indistintamente toda equipe de saúde que não mediu esforços para que alcançássemos nossos objetivos durante nossa campanha. Portanto Costa Rica atingiu a meta preconizada pelo Ministério da Saúde. Obrigada, vocês são incansáveis e foram fundamentais nessa conquista! Mas o que nos deixa ainda mais feliz é que a população atendeu nosso chamado e procurou nossas unidades de saúde, para que juntos pudéssemos fazer a prevenção do Outubro Rosa. Obrigada prefeito Waldeli dos Santos Rosa, pelo seu apoio, pelo seu compromisso e pelo seu respeito com a saúde de nosso Município, neste mês de forma especial para com as mulheres costarriquenses. Enfim, agora nos planejamos e começaremos nossa campanha da Saúde do Homem. Que venha o Novembro Azul! #equipe10”.
Além das consultas, diversas atividades foram realizadas durante a campanha, como: aferição de pressão arterial, vacinas, orientação nutricional, palestras sobre saúde da mulher, dentre outras ações. “A campanha superou as nossas expectativas. É uma atividade que contribui muito com a melhoria da qualidade de vida das pacientes do Município”, frisou a coordenadora da Atenção Básica, Daiane de Souza Pupin.
Novembro Azul
Para chamar a atenção da comunidade sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou na terça-feira, 03 de novembro de 2015 a Campanha Novembro Azul. “O câncer de próstata é o mais comum entre os homens. O objetivo é incentivar os homens a adotar hábitos de vida saudáveis e realizar os exames preventivos”, enfatizou a secretária de Saúde Adriana Tobal.