A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) prorrogou por mais 15 dias a suspensão de atividades e visitas presenciais nas unidades penais de Mato Grosso do Sul. A medida tem vigência até o dia 6 de junho, e segue orientação nacional como forma de prevenção ao contágio da covid-19.
Conforme a nota técnica expedida nesta sexta-feira (22), continua sendo implementado o sistema de visitas sociais virtuais pela internet como alternativa para priorizar o contato familiar durante o cumprimento das penas.
De acordo com a Agepen, a ferramenta já vem sendo utilizada em outros estados e tem objetivo de evitar a entrada de grande volume de pessoas dentro das unidades prisionais.
Além das visitas, também continuam suspensas os eventos sociais, palestras, projetos, atividades escolares, bem como grupos e projetos educacionais dentro dos estabelecimentos penais.
A Agepen ainda afirma que as suspensões atendem as diretrizes do Ministério da Saúde, do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e a recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
G1 MS