MS egistra 858 casos de covid-19; Saúde pede que curados divulguem sobre a doença

egundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde neste sábado (23), Mato Grosso do Sul está com 858 casos de covid-19. Foram 53 registros em 24 horas. Campo Grande tem a maior quantidade, 238, seguido por Guia Lopes da Laguna, 144 e Três Lagoas, 104.

Para ajudar a reduzir o avanço da doença no estado, a Secretaria de Estado de Saúde pede que aos moradores que fiquem em casa e aos que já estão recuperados ou em isolamento, que divulguem sobre a prevenção à doença.

“Pedimos a quem já teve a doença e está curado, a quem está com a doença e em processo de isolamento, que testemunhe às pessoas, por meio das redes de sociais o quanto é difícil estar com a experiência dessa doença”, disse a secretária-adjunta de Saúde, Cristina Maymone. “Nós precisamos desses depoimentos para que possamos melhorar a taxa de isolamento no nosso estado”.

Conforme a secretaria, Mato Grosso do Sul está com 8019 casos notificados, 275 em análise, 1966 sem encerramento, 4.920 descartados e 17 óbitos. Dos 53 novos registros nas últimas 24 horas, três já estão recuperados e 50 em isolamento.

Ao todo, são 512 contaminados pelo novo coronavírus em isolamento e 36 internados, sendo três residentes em outros estados.

Os municípios que novos casos são: Amambai (1), Guia Lopes da laguna (23), Bonito (13), Brasilândia (1), Campo Grande (3), Corumbá (1), Dourados (1), Jardim (3), Ladário (1) , Rio Brilhante (2) e Três Lagoas (4).

Frio

 

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, disse que a preocupação agora aumenta por conta do frio e pede que a população se mantenha em casa, usem máscaras se precisarem sair e sigam com a higiene nas mãos.

“Se hoje temos menos casos de covid no país, se temos menos mortes, se temos a menor incidência da população, a menor taxa de ocupação de leitos, é devido ao resultado conjunto de esforços e ações feitas desde o primeiro momento, em janeiro. Agora, tivemos um crescimento muito grande da doença nos últimos 10 dias”.

Recursos

 

Ainda conforme o secretário de Estado de Saúde, 42 hospitais de 34 municípios de Mato Grosso do Sul irão receber recursos do governo federal. Serão duas parcelas.

G1 MS