Boletim epidemiológico da secretaria estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) confirmou nesta sexta-feira (15), 27 novos casos de covid-19 no estado. Com esse incremento, o número de registros da doença chega a 479. Estão em investigação 117 casos suspeitos e 14 pessoas morreram.
De acordo com a SES, mais duas cidades de Mato Grosso do Sul, Camapuã e Paranhos, confirmaram casos, elevando para 34 o número de municípios com registro. Essa quantidade representa 43% das cidades sul-mato-grossense.
Nesta sexta-feira foram confirmados novas 9 ocorrências de covid-19 em Guia Lopes da Laguna, 5 em Campo Grande, 4 em Dourados, 4 em Três Lagoas, 2 em Amambai, e 1 em Jardim, Camapuã e Paranhos.
Com esses registros, Campo Grande totaliza 172 casos, Três Lagoas 81, Guia Lopes da Laguna 61, Dourados 28, Brasilândia e Jardim 15, Sonora 13, Nova Andradina 12, Chapadão do Sul e Ribas do Rio Pardo, 9 cada, Batayporã, Bonito, Corumbá e Coxim 6, cada, Ladário 5, Amambai, Ponta Porã e Sidrolândia, 4, Bataguassu e Paranaíba 3, cada, Bela Vista, Mundo Novo e Naviraí 2, Alcinópolis, Jateí, Miranda, Paraíso das Águas, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Vicentina, Tacuru, Paranhos e Camapuã, 1 cada.
O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, manifestou nesta sexta-feira preocupação quanto a interiorização dos casos da doença, que chegou a quase metade dos municípios do estado e a incremento principalmente no sudoeste, onde Guia Lopes da Laguna já passou com 9 novos casos aos 61 neste período de pandemia “Isso mostra que cidade está figurando entre 10 maiores do país em incidência da doença”, destacou.
Em relação aos casos detectados na aldeia indígena de Dourados, ele lembrou que a unidade sentinela instalada em parceria com o Distrito Sanitário Indígena e a secretaria municipal de saúde fez a detecção e que rastreamento dos contatos da primeira infectada, desde o seu deslocamento da reserva até o frigorífico onde ela trabalha, possibilitou a descoberta de outros 2 contaminados, além da testagem e monitoramento das outras pessoas.
Resende anunciou que vai ampliar o número de testes no drive thru de Dourados, de 30 para 40, se mantendo o atendimento agendado as segundas, quartas e sextas-feiras e disse que será ampliado também a testagem na reserva indígena do município. Ele disse que esse trabalho será levado par comunidades indígenas de outras cidades do estado como Amambai, Caarapó e Aquidauana.
Das 479 pessoas infectadas com o coronavírus em Mato Grosso do Sul, 215 já estão recuperadas da covid-19, 230 estão em isolamento domiciliar e 20 estão internadas. Desta que estão hospitalizadas, uma é de outro estado e outra é de outro país. Esses casos não são contabilizados pelo estado.
CONFIRA AQUI O BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DESTA SEXTA-FEIRA
Por Anderson Viegas, G1 MS