MS registra 25 novos casos de covid-19 e secretaria de Saúde prevê ‘boom’ de registros nas próximas 5 semanas
A secretaria estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) confirmou nesta quarta-feira (13), 25 novos casos de covid-19. Com isso, o estado atinge 430 registros da doença. Outros 66 casos suspeitos estão sendo investigados.
Também foi confirmada pela SES a 13ª morte em razão da covid-19. A vítima era um homem de 57 anos, morador de Brasilândia, mas que estava internado em Três Lagoas. Ele era diabético e obeso e faleceu nesta terça-feira (12).
Em relação aos casos novos, a SES apontou nesta quarta o primeiro registro em Tacuru, na região sul do estado, o de uma mulher de 66 anos, que teve contato com pessoa doente. Ela está internada.
Além deste registro, também houve confirmações de mais 7 casos em Guia Lopes da Laguna, 4 em Três Lagoas, 3 em Campo Grande, 2 em Dourados, Jardim, Bonito e Brasilândia e 1 em Amambai e Ponta Porã.
Ao analisar o crescimento dos casos, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, disse que os números crescem de maneira progressiva todos os dias. Ele apontou que o estado entra nesta semana (a 20ª semana epidemiológica) no período em que todos os especialistas apontam como o mais crítico.
“Todos dizem que até a 25ª semana epidemiológica deveremos ter um ‘boom’ de casos em Mato Grosso do Sul e no país”, comentou, completando que o isolamento social aliado ao uso de máscaras e medidas de higiene são os três ingredientes fundamentais para auxiliar no controle da doença no estado.
Com os novos casos, 32 cidades de Mato Grosso do Sul tem registros da doença. O maior número é em Campo Grande, com 162. Na sequência aparecem: Três Lagoas, com 75; Guia Lopes da Laguna, com 46; Dourados, com 21; Brasilândia, com 15; Jardim, com 14; Sonora, com 13; Nova Andradina, com 12; Chapadão do Sul, com 9; Batayporã, Bonito, Corumbá, Coxim e Ribas do Rio Pardo, com 6; Ladário, com 5; Sidrolândia, com 4; Bataguassu e Ponta Porã, com 3; Amambai, Bela Vista e Paranaíba, com 2; Alcinópolis, Jateí, Miranda, Naviraí, Paraíso das Águas, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Vicentina e Tacuru, 1 cada.
Das pessoas que se infectaram com o coronavírus no estado, 212 já estão recuperados. Outras 188 estão em isolamento domiciliar, 17 estão internadas, sendo 2 casos de pessoas de outros estados e uma de outro país, que não são contabilizados pela SES. Além disso, a doença provocou a morte de 13 pessoas em Mato Grosso do Sul.
*G1 MS