MS registra 25 novos casos de covid-19 e secretaria de Saúde prevê ‘boom’ de registros nas próximas 5 semanas

A secretaria estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) confirmou nesta quarta-feira (13), 25 novos casos de covid-19. Com isso, o estado atinge 430 registros da doença. Outros 66 casos suspeitos estão sendo investigados.

Também foi confirmada pela SES a 13ª morte em razão da covid-19. A vítima era um homem de 57 anos, morador de Brasilândia, mas que estava internado em Três Lagoas. Ele era diabético e obeso e faleceu nesta terça-feira (12).

Em relação aos casos novos, a SES apontou nesta quarta o primeiro registro em Tacuru, na região sul do estado, o de uma mulher de 66 anos, que teve contato com pessoa doente. Ela está internada.

Além deste registro, também houve confirmações de mais 7 casos em Guia Lopes da Laguna, 4 em Três Lagoas, 3 em Campo Grande, 2 em Dourados, Jardim, Bonito e Brasilândia e 1 em Amambai e Ponta Porã.

Ao analisar o crescimento dos casos, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, disse que os números crescem de maneira progressiva todos os dias. Ele apontou que o estado entra nesta semana (a 20ª semana epidemiológica) no período em que todos os especialistas apontam como o mais crítico.

“Todos dizem que até a 25ª semana epidemiológica deveremos ter um ‘boom’ de casos em Mato Grosso do Sul e no país”, comentou, completando que o isolamento social aliado ao uso de máscaras e medidas de higiene são os três ingredientes fundamentais para auxiliar no controle da doença no estado.


Secretário estadual de Saúde de MS, Geraldo Resende — Foto: Reprodução/G1 MS
Secretário estadual de Saúde de MS, Geraldo Resende — Foto: Reprodução/G1 MS

Com os novos casos, 32 cidades de Mato Grosso do Sul tem registros da doença. O maior número é em Campo Grande, com 162. Na sequência aparecem: Três Lagoas, com 75; Guia Lopes da Laguna, com 46; Dourados, com 21; Brasilândia, com 15; Jardim, com 14; Sonora, com 13; Nova Andradina, com 12; Chapadão do Sul, com 9; Batayporã, Bonito, Corumbá, Coxim e Ribas do Rio Pardo, com 6; Ladário, com 5; Sidrolândia, com 4; Bataguassu e Ponta Porã, com 3; Amambai, Bela Vista e Paranaíba, com 2; Alcinópolis, Jateí, Miranda, Naviraí, Paraíso das Águas, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Vicentina e Tacuru, 1 cada.

Das pessoas que se infectaram com o coronavírus no estado, 212 já estão recuperados. Outras 188 estão em isolamento domiciliar, 17 estão internadas, sendo 2 casos de pessoas de outros estados e uma de outro país, que não são contabilizados pela SES. Além disso, a doença provocou a morte de 13 pessoas em Mato Grosso do Sul.

CONFIRA  AQUI O BOLETIM DESTA QUARTA-FEIRA

*G1 MS