Goiás: Veja como tirar o 1º título ou regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral sem sair de casa
O Tribunal Regional Eleitoral em Goiás (TRE-GO) disponibiliza soluções online para a retirada do primeiro título ou regularização da Justiça Eleitoral. O prazo máximo para fazer qualquer alteração – mudança de endereço, solicitar segunda via, entre outros – é o próximo dia 6 de maio.
Por meio do site do órgão, é possível acessar vários serviços e resolver as pendências sem sair de casa. O órgão lembra que, apesar da pandemia de coronavírus, as eleições de outubro de 2020 não sofreram qualquer alteração até a manhã desta quinta-feira (30).
O TRE recomenda que, antes de qualquer coisa, o eleitor dever verificar se está devendo à Justiça Eleitoral. Para isso, é preciso fazer uma consulta neste link.
Veja o que é possível fazer por meio do Título Net – portal de acesso remoto aos serviços do TRE:
- Solicitar primeira via do título (alistamento);
- Mudança de município (transferência);
- Alteração de dados pessoais;
- Alteração de local de votação por justificada necessidade de facilitação de mobilidade;
- Revisão para a regularização de inscrição cancelada.
2ª via do título
Para quem precisa de uma segunda via do Título de Eleitor, o único caminho é o e-Título, que se trata de um aplicativo que gera o documento virtual do eleitor. Ele pode ser baixado por meio das lojas dos sistemas Android ou iOS.
Documentos
Antes de solicitar qualquer um dos serviços, o TRE orienta que o eleitor tenha reunido documentos pessoais – eles serão requisitados pela plataforma. Então, é necessário tirar uma foto ou digitalizar cada um.
- Identidade com foto (frente e verso);
- Comprovante de residência (devem estar no nome do eleitor, esposa/esposo, filho, pai/mãe, avô/avó, com a devida comprovação do vínculo, ou seja, certidão de casamento ou nascimento), sendo aceitos os seguintes tipos de comprovante: conta de energia, telefone, água ou similar; título de propriedade do imóvel; Carteira de Trabalho ou contracheque com endereço declarado; comprovante de matrícula em escola ou faculdade; e contrato de aluguel registrado em cartório.
- No caso de homens que vão solicitar o título pela primeira vez, é preciso apresentar um comprovante de quitação do serviço militar;
- Uma selfie segurando um documento oficial de identificação, sem o uso de qualquer acessório que dificulte a visão completa da face, como óculos, bonés, chapéus, gorros, entre outros (veja exemplo abaixo).
Atendimento remoto
Com todos os documentos em mãos e digitalizados, o eleitor pode entrar no portal para o atendimento remoto. O primeiro passo é selecionar o seu estado e a opção que traduz a situação do seu Título de Eleitor:
- Tenho e sei o número;
- Tenho, mas não sei o número;
- Tenho, mas os dados não conferem;
- Não tenho (essa opção deve ser escolhida apenas por quem nunca teve o documento e está tirando o Título pela primeira vez na vida).
Depois, é necessário preencher todos os dados pessoais solicitados. Abaixo, haverá um campo para que o eleitor anexe os documentos digitalizados listados acima. Siga as etapas até confirmar a sua solicitação.
O órgão detalha que todos os pedidos precisam ser avaliados pela Justiça Eleitoral. Para saber sobre o resultado dessa análise, o eleitor precisa acompanhar o requerimento aqui.
Biometria
Segundo o TRE, aquelas pessoas que ainda não tiveram a digital coletada para biometria e estão fazendo o Título pela primeira vez terão uma data agendada para isso.
A pessoa será convocada pela Justiça Eleitoral e deverá comparecer sob pena de ter a inscrição cancelada ou indeferida.
Consultas
O eleitor também pode consultar o seu Local de Votação.
No caso de precisar entrar em contato com algum cartório eleitoral, já que todos os atendimentos presenciais estão suspensos, o TRE-GO disponibilizou uma lista com e-mails e telefones com contato por WhatsApp – confira aqui.
Por Vanessa Martins, G1 GO