A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) deu o aval e alguns campeonatos estaduais poderão retornar logo. No caso de Mato Grosso do Sul, os clubes devem iniciar nova pré-temporada a partir de 4 maio para que a disputa retome no dia 17, mas com os portões dos estádios fechados para os torcedores.
Os representantes da entidade nacional participaram de conferência com os presidentes de federações na terça-feira (28) para discutir como deve ocorrer o retorno em meio à pandemia do novo coronavírus.
O presidente da Federação Estadual de Futebol, Francisco Cezário, disse que o primeiro passo será o contato com autoridades de saúde do município e também do Estado para, posteriormente, se reunir com Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Ministério Público Estadual.
“Após todas essas posições, estaremos reunidos com nossos dirigentes para restabelecer um calendário onde poderemos oferecer e escutar propostas baseadas nas suas realidades. Somente após estes passos poderemos afirmar o reinício da competição”, afirmou. Cezário também garantiu o campeonato vai terminar dentro de campo.
O vice-presidente da entidade e coordenador de Competições, Marco Tavares, explicou que protocolos de segurança devem ser tomados, como testes realizados nos árbitros, comissões e árbitros.
O Campeonato Estadual foi paralisado no término da fase de classificação. As quartas de final da competição devem começar com os seguintes duelos: Aquidauanense x Corumbaense, Operário x Comercial, Águia Negra x Maracaju e Serc x Costa Rica.
Por Gabriel Neris – CAMPO GRANDE NEWS. Foto Arquivo