Prefeitura de Chapadão do Sul ressalta que queimada é crime e multa pode ser aumentada durante pandemia
O mundo enfrenta a pandemia do COVID-19. A Administração Municipal alerta os cidadãos sobre os riscos dos efeitos das queimadas na saúde de todos, que pode provocar aumento nos casos de infecções das vias áreas superiores, bronquites e asmas, visando colaborar com a otimização do atendimento nas unidades de saúde dos pacientes com suspeita de coronavírus.
De acordo com dados do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, em 2019 foram mais de 59 ocorrências de combate a queimadas atendidos pela corporação no município.
Além de ser crime ambiental, mais do que nunca é preciso evitar queimadas. Desde o início de 2020 foram multados oito infratores por queimada em área urbana, seja por queima de lixo ou queima de terreno, afirma a fiscal de meio ambiente Priscila Quevedo.
Quando o cidadão utiliza fogo para limpar terrenos baldios ou queima lixo, essa fumaça contribui para o aumento dos problemas respiratórios. As unidades de saúde, que deveriam atender casos suspeitos do coronavírus, ficam lotadas de pacientes com problemas respiratórios causados pelas queimadas.
Isso porque os gases e as partículas finas liberadas pela fumaça atingem os pulmões das pessoas, provocando danos aos sistemas respiratório e circulatório. As crianças e os idosos são os que mais sofrem.
A Administração ressalta ainda que as multas de queimadas em período de pandemia podem atingir o valor máximo, pois está previsto na Lei de Crimes Ambientais o agravamento da pena quando o crime afeta ou expõe a perigo, de maneira grave, a saúde pública ou o meio ambiente.
As multas por queimada podem variar de R$ 688 a R$ 1.720,00 e os infratores respondem por crime ambiental.
A Prefeitura de Chapadão do Sul orienta os cidadãos a denunciarem pelo telefone, nos números 193 ou 0800 647 0162 através da Ouvidoria.
Seja aliado da Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul nesta campanha, evitando que muita gente sofra com os malefícios das queimadas. Passou da hora de apagarmos esse péssimo hábito.
*Assessoria