O número de casos confirmados de covid-19 em Mato Grosso do Sul cresceu 9,1%, passando de 131 na quinta-feira (17) para 143 nesta sexta-feira (18). Os dados foram divulgados nesta manhã pela secretaria estadual de Saúde (SES).
Os 12 novos casos foram registrados em Nova Andradina (1), Três Lagoas (5), Dourados (1), Campo Grande (3) e Mundo Novo (2) – os primeiros no município. A doença já foi registrada em 17 cidades do estado.
O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, demonstrou preocupação com o aumento do número de casos e voltou a fazer um apelo pelo isolamento social. Disse, inclusive, que mandou um ofício aos prefeitos pedindo que eles continuassem com a política de isolamento social aliada a outras ações que possibilitem retardar ao máximo a curva de crescimento dos casos da doença.
Ele ressaltou ainda que o estado está na penúltima posição no ranking nacional de isolamento social, com índice de 44,6%. Entre os municípios, a pior taxa registrada no estado nesta quinta-feira foi em Jardim, com 39,8% e a melhor em Jaraguari, com 73,3%.
Em Três Lagoas onde foram confirmados o maior número de casos nesta sexta-feira, em dois registros as autoridades de saúde não identificaram como as pessoas foram infectadas, no de um idoso de 87 anos, que está internado e no de uma mulher de 53 anos, que está em isolamento domiciliar.
Nos outros três casos registrados em Três Lagoas, que são de mulheres com 29, 31 e 52, se identificou que elas foram infectadas por contato com pessoa conhecida. Das três, duas estão em isolamento domiciliar e uma internada.
Clique aqui para ver o Boletim Epidemiológico desta sexta-feira.
Sobre aumento de casos em Três Lagoas, o secretário estadual de Saúde disse nesta manhã que está conversando com a secretaria municipal de Saúde para ampliar o número de leitos para esses pacientes. “Já foi ampliado o número de leitos no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora e agora pretendemos usar a estrutura quase pronta do Hospital Regional em Três Lagoas para montar uma estrutura que possa atender pacientes que necessitam de leitos clínicos”.
Com os casos confirmados nesta sexta-feira, Campo Grande tem 71 registros de pessoas com a doença; Três Lagoas soma agora 16; Nova Andradina e Dourados 11, Sonora 9, Chapadão do Sul 7, Batayporã 6, Paranaíba e Mundo Novo 2, Alcinópolis, Corumbá, Naviraí, Ponta Porã, Rio Verde de Mato Grosso, Sidrolândia e Coxim, 1 cada.
Dos 143 casos confirmados, 67 estão em isolamento domiciliar, 39 finalizaram a quarentena e estão sem sintomas, 20 estão internados, sendo 9 em UTIs, 12 pessoas tiveram alta hospitalar e 5 pessoas morreram em razão da doença.
*G1MS