Um mês após paralisação, diretor de competições da FFMS afirma que sul-mato-grossense pode voltar em julho
Há um mês, no dia 15 de março de 2020, as últimas partidas da primeira fase do campeonato sul-mato-grossense foram disputadas. Com os confrontos das quartas de final e os rebaixados definidos, a expectativa era da competição ganhar ainda mais emoção e belas histórias na fase mata-mata. Isso, porém, não se cumpriu, devido a pandemia do novo coronavírus avançando no Brasil.
As partidas foram as últimas disputadas no estadual e, até então, não havia expectativa de retorno. Nesta quinta-feira (16), o diretor de competições da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), Marcos Tavares, trouxe novidades ao torcedor sul-mato-grossense, levadas inicialmente pela TV Morena.
Segundo Tavares, foi realizada uma vídeo-conferência com representantes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e de outras federações, para discutir os rumos dos campeonatos estaduais. Ficou definido, de acordo com ele, que as competições devem continuar de onde pararam, possivelmente a partir de julho, e com portões fechados.
O diretor de competições da FFMS afirmou, ainda, que quanto menos adiar as partidas e mais rápido o campeonato acabar, melhor para os clubes. Em Mato Grosso do Sul, a maioria dos contratos dos atletas acabaria em abril (mês do fim do estadual, caso a competição acontecesse normalmente). Por isso, muitos clubes não garantiram a permanência no campeonato caso fosse prolongado, sem poder dar garantias financeiras.
Ainda conforme Tavares, a ideia das federações é de propor à CBF novos contratos com validade de um mês, para o período das partidas e com jogadores que já estavam nos clubes quando a competição foi paralisada. A possibilidade, porém, ainda está sob análise.
O campeonato sul-mato-grossense teve sua primeira fase finalizada com os confrontos de quartas-de-final definidos: Aquidauanense x Corumbaense, Comercial x Operário, Maracaju x Águia Negra e Costa Rica x Serc. Pontaporanense e CENA foram rebaixados para a segunda divisão estadual.
Por João Pedro Godoy e Átilla Eugênio, Globoesporte.com