Prefeito João Carlos esclareceu sobre os casos confirmados do COVID 19 na cidade

O prefeito João Carlos Krug, reuniu na manhã desta quarta-feira (15), com a imprensa local, para falar sobre a situação  do COVID-19, no município, que tem até o dia de hoje 06 casos confirmados, 04 em observação e 17 descartados, e são todos da mesma origem e não contaminação comunitária.

A enfermeira Vanessa, responsável pelo setor de Epidemiologia, também participou da coletiva e prestou informações de como estão os contaminados.

Segundo informações da Enfermeira e do prefeito, o Coronavírus entrou em nossa cidade, através de uma senhora, que foi até a cidade de São Paulo, e acabou se contaminando lá e acabou transmitindo o vírus para outros dois familiares todos de Chapadão do Sul.

No dia 18 de março, a família estava sendo monitorada como síndrome gripal e, que estava com notificação de isolamento, porem essa família não acreditou e não cumpriu o Isolamento.

Um dos membros dessa família, foi até ao hospital, mas não relatou aos funcionários que estava em isolamento familiar e nem relatou o histórico que ele tinha que tinha vínculo com uma pessoa suspeita. Na terceira vez que foi ao hospital ela já chegou com uma situação anormal e acabou contaminando os funcionários da saúde que atendeu ela. Nessa mesma família há mais dois casos positivo e estão em isolamento e recebendo tratamento em casa, respectivamente bem.

Caso essas pessoas não venham apresentar mais nenhum sintoma e os resultados foram negativos, serão liberados no dia 18, período que termina seu isolamento.

UTI- até hoje um dos familiares do sexo masculino, está internado na UTI de Campo Grande em estado é estável. Na casa residem moram ainda mais 03 outras pessoas, que não apresentaram nenhum sintoma.

3 Funcionários da Saúde– sobre o estado de saúde dos funcionários públicos, foi dito que os mesmos estão em total isolamento e recebendo tratamento em casa e apresentam boa recuperação.

Quatro Suspeitas– Sobre as 04 pessoas que estão com suspeita, o prefeito já adiantou que provavelmente uma poderá ser positiva.

24 pessoas monitoradas-  também foi repassado a impressa a informação que há na cidade 24 pessoas sendo monitoras e acompanhadas pela equipe da saúde.

Os profissionais que testaram positivo, estão isolados e assim que não apresentarem mais sintomas, passarão por um novo teste antes de voltar ao trabalho.

O Prefeito disse que não é possível revelar a identidade dos pacientes, pois, cada um tem o direito do sigilo garantido por lei, mas afirma que os cuidados estão sendo tomados, e a família sendo acompanhada, e pediu mais uma vez a colaboração de todos para não compartilhar notícias falsas que causam pânico desnecessário na população.

Também foi comentado sobre o funcionamento do comércio, onde a municipalidade não vai tomar novas medidas, o toque de recolher permanecerá e será feita apenas mais recomendações aos proprietários de estabelecimentos comercias, para tomarem as devidas providencias, na entrada nos estabelecimentos.