Uso de máscaras será obrigatório para todos os goianos, diz Caiado

O uso de máscaras vai ser obrigatório para todos os goianos, segundo anunciou o governador Ronaldo Caiado (DEM) nesta terça-feira (14). A medida vai ser adotada para tentar controlar o avanço do coronavírus.

Goiás tem 284 testes positivos da doença e 15 mortes, segundo o último balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde. Nesta terça-feira, o estado registrou o maior aumento no número de casos confirmados da Covid-19 desde o início da pandemia.

O governador sinalizou que pode, no próximo decreto, flexibilizar o isolamento social para alguns setores. Como forma de manter o controle sobre o avanço do coronavírus mesmo com mais pessoas na rua, o governo vai determinar o uso máscaras para todos os goianos quando saírem de casa. O decreto deve ser publicado até o dia 20 de abril.

“As pessoas passaram a não respeitar muito o isolamento social e, como tal, nós passamos a ter uma incidência muito grande. Sem dúvida alguma vai constar no decreto para a pessoa sair de casa e se proteger. Vamos ter que aprender a colocar a máscara. É uma coisa tão fácil, tão rápida e continua sua vida, sua rotina. Não vai mudar nada”, disse o governador em uma transmissão ao vivo.

Os detalhes do decreto ainda estão sendo elaborados. Entre os pontos estudados está a possibilidade de multa para quem não usar a máscara. O Secretário Estadual de Saúde informou que ainda está sendo elaborado uma nota técnica para orientar o governo sobre a necessidade do uso de máscaras por todos os goianos.

Goianésia

 

Em Goianésia, a prefeitura publicou um decreto que obriga o uso de máscara por toda a população, desde segunda-feira (13). O município tem 16 casos confirmados, mas nenhuma morte até esta terça-feira. Os primeiros dias são de ação educativa, mas haverá punições a partir da próxima semana.

Uso de máscara será obrigatório em Goiás — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal/Cleonice Santos
Uso de máscara será obrigatório em Goiás — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal/Cleonice Santos

 

 

*Por Vitor Santana, G1 GO – Foto Arquivo