A secretaria estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul recebe nesta sexta-feira (10) o quinto lote de vacinas contra o influenza, com 68 mil doses. Elas serão utilizadas, segundo explicou nesta quinta-feira (9) a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Gislaine Coelho Brandão, na abertura da segunda etapa da campanha de vacinação, que começa no dia 16 de abril.
Se na primeira fase foram imunizados idosos e profissionais de saúde, na segunda, Gislaine aponta que serão imunizados as pessoas que têm doenças crônicas e profissionais das forças de segurança e salvamento. “Uma novidade é que foram incluídos neste grupo para serem imunizados os caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários. A vacina não estará disponível para motoristas de aplicativo”, explicou.
Na terceira fase da campanha, prevista para começar no dia 9 de maio serão vacinados, de acordo com a coordenadora, os professores das escolas públicas e particulares, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas, indígenas, crianças de 6 meses a 6 anos de idade e pessoas na faixa etária dos 55 aos 59 anos.
Gislaine apontou que na primeira etapa da campanha, de um público-alvo de 244,3 mil idosos no estado já foram imunizados 187,5 mil, o que representa 76,7% e de 59,5 mil profissionais de saúde foram vacinados 36,4 mil, o equivalente a 61,2%.
Com o lote de vacinas que chega nesta sexta-feira ao estado, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde um total de 390 mil doses.
*G1 MS