MS tem segundo pior índice de isolamento social do país na quarentena contra a covid-19, diz secretário
Mato Grosso do Sul tem o segundo pior índice do país em isolamento social como medida para prevenir a disseminação do coronavírus. A informação foi apresentada na manhã desta terça-feira (7) pelo secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende.
Segundo Resende, o estado tem um índice de 48,2%, ficando a frente apenas do índice de Tocantins, que foi de 46,7% e bem distante do patamar atingido pelo Distrito Federal – o mais alto do país, com 62,1% e de Goiás, com 60,8%.
O secretário reafirmou que o isolamento social, como preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, é um dos principais instrumentos para prevenir a covid-19.
Ele também apresentou um levantamento que aponta quais municípios do estado estão com menor percentual de adesão ao isolamento: Aparecida do Taboado (42,6%), Costa Rica (42,5%), Cassilândia (41,60%), Nioaque (41,6%) e São Gabriel do Oeste (41,6%).
Também revelou as cidades em que a medida vem obtendo a maior participação: Bela Vista (73,1%), Coronel Sapucaia (67,4%), Ladário (66,8%), Jaraguari (63,5%) e vicentina (62,5%).
De acordo com dados divulgados também nesta terça pelo governo do estado, Mato Grosso do Sul tem 80 casos confirmados de covid-19 em 12 municípios
Além de fazer um apelo público pelo respeito ao isolamento social, Resende também fez uma recomendação pelo uso da máscara, como medida auxiliar no combate a pandemia. Ele destacou que o Ministério da Saúde também fez essa recomendação.
Como funciona o sistema de monitoramento do isolamento
Desde a semana passada o governo de Mato Grosso do Sul vem usando um sistema baseado em localizadores de telefone celular para medir o grau de comprometimento da população com o isolado social recomendado pela OMS.
A ferramenta permite que o governo mapeie a movimentação das pessoas dentro de regiões específicas e identifique os locais que estão cumprindo ou não os protocolos de distanciamento social.
Os dados são coletados por meio do sistema de geolocalização dos celulares. Então, toda vez que uma pessoa sai de casa e se desloca por mais de 450 metros o sistema identifica que ela saiu do isolamento.
*G1-MS