O secretário de Governo Eduardo Riedel anunciou nesta quinta-feira (02) durante a divulgação do boletim do Covid-19 que mais de 1,7 mil pessoas já foram fiscalizadas pelas barreiras sanitárias em Mato Grosso do Sul. Desa triagem, quatro pessoas foram encaminhadas para o serviço de saúde com sintomas do novo coronavírus.
De acordo com Riedel, são quatro barreiras das 13 a serem instaladas que já estão em funcionamento no Estado. “Todas nos principais pontos de passagem de pessoas. Estamos sendo muito bem recebidos pela população, que está consciente. Vamos intensificar daqui para frente”.
O governo destacou que são três os desafios do Estado na luta pela pandemia. “Temos que diminuir o contágio, dar capacidade de atendimento hospitalar junto com a rede privada e proteger empresas e empregos”.
Riedel listou ainda como soluções efetivas a prorrogação do cadastramento ao Leitão Vida, de 31 de março até 31 de junho para os produtores de suínos, aumento na suspensão das aulas da Rede Estadual até maio e a continuidade do teletrabalho aos servidores estaduais.
Barreiras
Ao todo, o Governo de Mato Grosso do Sul irá contar com 16 barreiras sanitárias, 13 são do Decreto Estadual Nº 15.399, sendo 12 fixas que usarão os postos de arrecadação do ICMS da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e uma volante localizada no município de Costa Rica. Toda a estrutura será por conta dos municípios parceiros nesta operação. Policiais militares e bombeiros militares dão apoio nesta operação.
Midiamax – Foto: Divulgação Sejusp/