Teste para H1N1 de Costa Rica foi notificado como investigado para coronavírus, explica Secretaria de Saúde
“Em Costa Rica nós não temos nenhum caso suspeito e nenhum caso confirmado”, reforçou a secretária de Saúde e presidente do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, Adriana Tobal, durante live na tarde desta quarta-feira, 26 de março de 2020.
Durante a live, Adriana Tobal explicou que o caso suspeito divulgado no Boletim Epidemiológico do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul segue uma recomendação do Ministério da Saúde que todos os casos SRAG –Síndrome Respiratória Aguda Grave – ou seja fatores de risco para a complicação por influenza deverão ser testados para o Covid-19.
Clique Aqui e assista o esclarecimento da secretária Adriana Tobal feito na live da tarde desta quinta-feira (26);
“Eu quero comunicar que a partir de ontem (25), o Ministério da Saúde fez mudança nas notificações. Todas as doenças, os sintomáticos respiratórios graves ou agudos, quando Costa Rica pede um exame de influenza, H1N1, alguma coisa que não seja Coronavírus, está entrando no boletim de Coronavírus.
Adriana Tobal complementou ainda que “o Ministério da Saúde decidiu fazer que todos sintomáticos respiratórios, qualquer exame que for fazer que antes faça o exame do Coronavírus. Então nós temos dois pacientes do município que nós pedimos exames de influenza H1N1 e eles aparecem no boletim porque estão sendo testado para o Covid-19 antes de realizar o influenza”.
“Nós vamos aparecer como mais um monte de municípios”, finalizou Adriana Tobal.
Abaixo as cidades confirmadas, em fase de investigação do COVID-19:
https://www.vs.saude.ms.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/BOLETIM-CORONAVIRUS-26-03-2020-1.pdf
Fonte: ASSECOM/PMCR