Rafael Nadal e Pau Gasol doam à Cruz Vermelha em projeto de combate ao coronavírus

O mundo segue em crise pela pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, e a Espanha tem sido um dos países mais impactados, com mais de 47 mil casos e 3.400 mortes até a última quarta-feira (25). Por isso, Rafael Nadale Pau Gasol, duas das maiores estrelas do esporte no país decidiram capitanear uma campanha de doações para ajudar a Cruz Vermelha, com projeto de arrecadar 11 milhões de euros (cerca de R$ 60 milhões) que ajudariam 1,35 milhão de pessoas em situação mais difíceis neste momento.

Todo o povo espanhol nunca falhou conosco. Sempre estiveram nos momentos alegres, complicados e tiveram compreensão para lidar com nossas dificuldades. Os esportistas são o que são por causa de vocês, por não nos deixarem falhar. Por isso, convidei meu amigo Pau (Gasol) para fazer alguma coisa. Confiamos que todo o esporte espanhol vai se unir e dar um bom exemplo. Nós já fizemos nossa doação e temos certeza que essa vai ser nossa maior vitória – disse o tenista Rafael Nadal em vídeo nas suas redes sociais.

Além das pessoas mais necessitadas, o projeto da Cruz Vermelha também visa contribuir com os profissionais de saúde na Espanha com equipamentos de proteção, como máscaras e kits de higiene, além da construção de novos hospitais de campanha. Na última estimativa, mais de 4 mil médicos e enfermeiros espanhóis contraíram o Coronavírus.

Todos estamos vivendo as consequências dessa pandemia. Mas, sobretudo, as pessoas que estão na linha de frente, como os profissionais de saúde, que trabalham para cuidar daqueles que contraíram o vírus. Estão totalmente vulneráveis e, em muitos casos, sem os meios necessários para fazer seu trabalho. E, também, sem esquecer, as pessoas que perderam seu trabalho ou, no pior dos casos, um ente querido. Essa luta é de todos – afirmou Pau Gasol, atleta do basquete espanhol.

Apesar de não mencionarem as quantias, Nadal e Gasol afirmam já ter contribuído com doações ao projeto Cruz Vermelha Responde. Além de incentivar outros atletas a fazerem o mesmo, a campanha também está aberta a qualquer cidadão espanhol a enviar quantias para ajudar o projeto.

GloboEsporte.com — Madri, Espanha