Cassilandia: Associação Comercial pede para fechar o comércio; confira íntegra do documento

A Associação Comercial e Empresarial de Cassilândia encaminhou, na tarde de ontem ao Prefeito Jair Boni, um ofício indicando a intenção da maioria de suas empresas associadas, em fechar as portas para evitar a disseminação do coronavírus em Cassilândia. Confira a íntegra do documento, assinada pelo Presidente da entidade, José Donizete Ferreira Freitas:-

Cassilândia-MS, 23 de março de 2020,

Excelentíssimo Senhor
Dr. Jair Boni Cogo
DD:Prefeito Municipal de Cassilândia-MS
com cópias ao Excelentíssimo Secretário Municipal de Saúde-

Senhor Prefeito,

Como representante da Associação Comercial e Empresarial de Cassilândia, cumpre-me o dever nesse momento de extrema preocupação da população com a possibilidade de disseminação do coronavirus em nossa região, fato que já está acontecendo em alguns municípios do Estado, em atendimento a manifestação de grande parcela de empresárias e empresários da cidade, para expressar o seguinte:

Primeiro, destacar a brilhante atuação do Senhor José Lourenço Braga Liria, Secretario Municipal de Saúde, que agindo com extrema serenidade, editou na data de ontem a Portaria nº 006/2020, preservando o funcionamento do comércio, porém, estabelecendo normas e critérios para o desempenho das atividades.

Segundo, para informar à Vossa Excelência, que em contato com um considerável numero de empresários e empresárias da cidade, recebemos o surpreendente pedido de gestionar junto à Municipalidade para o fechamento imediato do comércio, exceto daqueles essenciais, tais como Mercados, Farmácias, Industrias e outras que se enquadrarem como essenciais , tamanha é a preocupação dos empresários com a saúde pública.

Embora conscientes das dificuldades que irão enfrentar com o fechamento indeterminado de suas empresas, optaram por contribuir com as ações preventivas que vem sendo desenvolvidas pela municipalidade.

Como o pedido representa o desejo de 80.8 % das sugestões recebidas das empresas consultadas, entendemos por bem sugerir à Vossa Excelência que determine o fechamento do comércio, como forma de prevenção contra a proliferação do coronavirus.

As empresas manterão as portas fechadas, podendo, a critério de cada uma, executar serviços internamente, com implementação de novas alternativa de vendas por meio de: delivery, Facebook, Instaram e WatsApp.

A decisão representa um grande sacrifício para as empresas, porém, ao optarem por essa medida, o fizeram com o sentimento maior de preservação da vida humana, já que se concretizar as estatísticas, a população poderá ser duramente penalizada, visto que o município não dispõe de condições hospitalares adequadas para enfrentamento de uma situação de tamanha gravidade como essa.

Na expectativa de contar com a compreensão de Vossa Excelência, aguardamos atendimento a essa reivindicação que embora represente grande sacrifício está motivada pelo sentimento coletivo de sobrevivência do nosso povo.

Quero registrar que na condição de representante da classe empresarial com tantas lutas para o crescimento e desenvolvimento dessa atividade geradora de emprego e renda no município, fazer um pedido dessa natureza também não está sendo fácil, mas nos momentos de crises a solução mais coerente é a união, sentimento que tem sido demonstrado pela população em geral.

Sendo só o que nos apresenta para o momento, subscrevo-me, com cordialidade e respeito.

JOSÉ DONIZETE FERREIRA FREITAS
Presidente da ACEC

Cassilandianoticias