A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Campo Grande confirmou em um dia mais oito casos de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, aumentando para 19 o número de registros na Capital. Os dados constam em informe da pasta divulgado no sábado (21).
Esse número contraria o último boletim epidemiológico divulgado ontem pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul, que apontou 14 casos em Campo Grande, um em Sidrolândia e um em Ponta Porã. Esse último paciente da cidade no sudoeste do Estado esteve na Itália antes de apresentar os sintomas.
Com isso, o número de pacientes com Covid-19 em Mato Grosso do Sul sobe para 21. Outros 28 casos aguardam resultado de exames.
De 26 de fevereiro até ontem, foram notificados 171 casos, 121 foram descartados e três foram excluídos da estatística por não apresentarem os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Nenhuma morte foi confirmada no Estado até agora.
BRASIL
Em todo o Brasil, foram confirmados 1.128 casos e 18 óbitos. Foram 15 no estado de São Paulo e três no Rio de Janeiro.
O Ministério da Saúde deixou de divulgar o número de casos suspeitos após reconhecer na sexta-feira (20) transmissão comunitária, quando o contágio ocorre em território nacional. A pasta reconhece que não há a mesma incidência em todas as regiões.
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, assegura que se a população se unir na adoção das medidas de prevenção e distanciamento social, será possível diminuir a velocidade de transmissão da doença no país. “Neste fim de semana vamos mostrar que cada um de nós pode fazer a sua parte. A velocidade do número de internações e óbitos está nas nossas mãos. Quando você adota as medidas recomendadas protege não apenas a si, mas também a seus familiares com mais idade, e o seu próximo. Esta é uma fase e esperamos atravessá-la em pouco tempo, com a ajuda de todos”, destacou.