Câmara de Costa Rica suspende atendimento ao público por conta do Coronavírus

Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, que dispõe sobre a Declaração de Emergência em Saúde pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Costa Rica-MS, Rayner Moraes Santos (PL), formalizou medidas que serão adotadas a partir de segunda-feira (23/03) como forma de prevenção a pandemia.

Segundo prevê a Portaria Nº 167, de 19 de março de 2020, fica temporariamente suspenso o atendimento ao público externo nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores de Costa Rica-MS, de 23 de março de 2020 a 30 de abril de 2020.

A população poderá acompanhar às sessões ordinárias e extraordinárias por meio das transmissões ao vivo pela rede social Facebook.

Ainda durante o período previsto, os servidores públicos da Câmara Municipal cumprirão jornada de 5h (cinco horas) diárias, das 7h (sete horas) às 12h (doze horas), devendo realizar trabalhos exclusivamente internos. Os serviços de comunicação por telefone, e-mail e outras formas de atendimento ao público externo serão mantidos.

Telefone: (67) 3247-1254 E-mail: contato@cmcostarica.ms.gov.br

Também estão suspensas a realização de outras atividades que envolvam a participação de público externo no Plenário da Câmara Municipal, tais como audiências públicas, convenções partidárias, fóruns, seminários, reuniões até o período de vigor dessa portaria.

Excepcionalmente, como forma de evitar a disseminação da pandemia do Coronavírus, os servidores públicos da Casa de Leis, que tiverem férias vencidas na data do requerimento, ficam autorizados a fazer uso das férias antecipadamente, independentemente da observância da antecedência mínima de 15 (quinze) dias prevista na Lei Complementar de 16 de outubro de 2019.

CORONAVÍRUS

Conforme informações do Ministério da Saúde, Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

COMO PREVENIR O CONTÁGIO:

Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.

Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.

Evite aglomerações se estiver doente.

Mantenha os ambientes bem ventilados.

Não compartilhe objetos pessoais.

APLICATIVO COMUNICA INFORMAÇÕES SOBRE O COVID-19

Para manter a população informada e evitar as “Fake News” (notícias falsas), o Ministério da Saúde lançou o app Coronavírus-SUS, com o objetivo de conscientizar a população sobre o Corona Vírus COVID-19. O aplicativo conta com as seguintes funcionalidades:

– Informativos de diversos tópicos como os sintomas, como se prevenir, o que fazer em caso de suspeita e infecção e etc;

– Mapa indicando unidades de saúde próximas;

– Em caso de suspeita de infecção, o cidadão pode conferir se os sintomas são compatíveis com o do Corona, e caso seja será instruído e encaminhado para a unidade de saúde básica mais próxima;

– Área de notícias oficial do Ministério da Saúde com foco no Corona Vírus.

Com informações do Ministério da Saúde

Informações: