Preocupado com o futuro da economia do País, e principalmente do seu município, o prefeito municipal de Chapadão do Sul, reuniu nessa manhã com seus secretários municipais, para determinar diversas ações administrativas, que serão colocadas em pauta a partir de hoje.
Contensão de despesa– Na pauta o assunto principal foi a determinação da contensão de despesa de todas as secretarias, a partir de hoje. Somente serão realizados gastos com a autorização do prefeito, ou em caso de emergência.
Obras poderão ser paralisadas – Outro assunto que está sendo estudado e a possibilidade da paralisação de algumas obras no município, onde terão continuidade, somente aquelas em que estiveram com os recursos já empenhados.
Creche somente para filhos de funcionários da saúde– Outra decisão que deverá ser tomada ainda nessa semana é a possibilidade do funcionamento de uma creche para atender somente filhos de funcionários da saúde, tendo em vista que estes servidores, não terão suas atividades paralisadas e as férias foram interrompidas.
O Porque destas decisões – Na avaliação do prefeito João Carlos Krug, a Economia Mundial vai entrar em colapso e que não tomar medidas drásticas, terão muitas dificuldades para manter suas finanças em dia. “ O importante é que já estamos tomando estas decisões, pensando no futuro. Vejam bem, qual é a maior arrecadação de ICMS de um estado? É o combustível. Hoje já percebemos quantos veículos deixaram de circular em nosso estado e no Brasil. Isso sem dúvida vai diminuir muita a arrecadação do ICMS e os repasses serão menores. Como iremos pagar a folha do funcionalismo e nossos fornecedores? Só nos resta tomar decisões, que pode não agradar a população, mas, queremos chegar no final do ano, com os nossos compromissos em dias. Outro problema é o repasse do FPM – Fundo de Participações dos Municípios, com certeza vai diminuir e acredito que se não ocorrer um milagre, poderemos chegar ao final do ano com mais de R$ 12 milhões a menos em nossos cofres,” esclareceu o prefeito.
Censo vai prejudicar o município– A suspensão do Censo do IBGE deste ano vai ser outro problema que atingirá a nossa economia. A expectativa é que Chapadão do Sul, teria um aumento populacional em mais de 10 mil pessoas. Isto, iria fazer com que a partir de 2021, a arrecadação tivesse um aumento bastante significativo.
Vírus– sobre o COVID-19, o prefeito pediu à população que siga corretamente as instruções, que evitem aglomerações e, higieniza bem as mãos e procurem ficar o máximo possível em suas casas