Dioceses de Três Lagoas cancela missa e reuniões

DIOCESE DE TRÊS LAGOAS CHANCELARIA DA CÚRIA DIOCESANA Rua Oscar Guimarães, 1074, Lapa – Três Lagoas – MS 79600-020 – e-mail: diocesetreslagoas@yahoo.com.br Telefone: (67)3521-3027 – 99682 7347 (whatsapp)

DETERMINAÇÕES DA DIOCESE DE TRÊS LAGOAS SOBRE A PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS (COVID-19)

Inspirados pela Campanha da Fraternidade deste ano no cuidado com o próximo, anunciamos: a vida é um dom e um compromisso! Neste período tão difícil para todos nós, não podemos ficar indiferentes aos cuidados que também a Igreja é chamada a ter: “cuidai do rebanho de Deus que está sob o vosso cuidado” (1Pd 5, 2).  As determinações que seguem são difíceis e penosas para todos nós como Igreja, mas em razão do cuidado integral com os nossos semelhantes, principalmente os mais vulneráveis, aqueles que são dos grupos de risco; cheios de esperança no Senhor de que esse tempo de provação passará, seguiremos as recomendações das autoridades de saúde. Ainda que possa vir a nossa mente que a nossa fé nos tornaria imunes às doenças, isso não é conforme a verdadeira fé cristã, pois seria um tentar a Deus. Portanto, queremos seguir o caminho adequado, sabedores da nossa condição humana limitada, utilizando os meios médicos e sanitários que são, também, inspiração e dom do Deus da vida.  Assim, diante da pandemia do coronavírus (COVID-19), o bispo da Diocese de Três Lagoas, Dom Luiz Gonçalvez Knupp, seguindo as recomendações das autoridades sanitárias e de saúde, a exemplo do Papa Francisco, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e das demais dioceses, determina com autoridade apostólica para todo o seu território, paróquias e comunidades:

I SUSPENSÃO, POR TEMPO INDETERMINADO:

1. da catequese e de toda a programação a ela relacionada; 2. da realização de eventos formativos, assistenciais e demais atividades programadas pelas diversas pastorais, comissões e movimentos eclesiais (grupos de oração, reuniões, grupos de famílias, cursos, palestras, retiros etc); 3. de promoções culturais e sociais (festas, chás, almoços, jantares, confraternizações, quermesses); 4. das reuniões presenciais do clero.

II  QUANTO À CELEBRAÇÃO DA SANTA MISSA E DOS DEMAIS SACRAMENTOS:

1. ficam suspensas todas as celebrações eucarísticas ordinárias com fiéis por tempo indeterminado. Entretanto, em todas as paróquias, celebrem os presbíteros, diariamente, a Santa Missa, de forma privada, em favor do Povo de Deus. Na medida do possível seja essa celebração transmitida pelas redes sociais e/ou plataformas digitais, organizada pela Pastoral da Comunicação ou por quem for designado pelo pároco, tendo em vista a manutenção da fé da sua comunidade paroquial;

2. na impossibilidade de participação presencial, neste tempo de exceção, a Santa Missa, com a comunhão espiritual, pode ser acessada por meio da televisão, do rádio e da internet, cumprindo, assim, o preceito dominical;  3. não sejam realizadas celebrações penitenciais comunitárias, e mantenham-se as confissões individuais, observando as orientações das autoridades sanitárias. 4. Para unção dos enfermos, que o padre não se abstenha do uso de máscara e luvas;  5. sejam celebrados somente Batismos de emergência;  6. sobre matrimônios já agendados, trate-se com os noivos a respeito da conveniência de sua celebração pública e na medida do possível sejam adiados até que se normalize a situação;  7. ficam suspensas, por tempo indeterminado, as novenas, tríduos e procissões programadas;  8. sobre as celebrações da Semana Santa e Páscoa serão, em tempo oportuno, emitidas orientações específicas sobre o modo de celebrar dignamente o maior mistério do cristianismo, a Páscoa de Nosso Senhor;  9. sobre funerais e exéquias: a) os ministros que se encontram no grupo de risco não os presidam; b) em caso de pedido da parte de familiares da pessoa falecida, se observem as recomendações sanitárias entre os presentes e, havendo a possibilidade, que se faça a celebração ao ar livre.

III EXORTAMOS:

1. que as igrejas e capelas permaneçam abertas, higienizadas e bem arejadas, inclusive os serviços das secretarias paroquiais;  2. que os presbíteros ampliem os horários de atendimento no templo, respeitando a distância física e todas as orientações sanitárias;  3. que presbíteros e diáconos cuidem de, pessoalmente, levar aos idosos e doentes que solicitarem a Sagrada Comunhão Eucarística, com as devidas precauções;  4. que se coloque em destaque em todas as igrejas o ícone ou a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira de Mato Grosso do Sul, para especial veneração, e disponibilize-se aos fiéis a oração de súplica do Papa Francisco em favor de toda a humanidade, tal como anexo;  5. que se promova e incentive a Leitura Orante da Palavra e a oração do terço em família;  6. recomendamos vivamente aos idosos, hipertensos, diabéticos e todos os que tem doenças crônicas, inclusive os seus cuidadores, que devem tomar especiais cuidados, evitando de participar de aglomerações nas quais correriam grandes riscos;

3

7. os presbíteros, diáconos, religiosos (as), seminaristas e funcionários ligados a diocese que manifestarem sintomas do COVID-19, sejam imediatamente afastados de suas funções e permanecam em suas casas, resguardando o povo de Deus. Vivemos essa pandemia num tempo de Quaresma, de reflexão e de deserto; isso também nos chama à conversão para os valores eternos. É tempo de revigorar a esperança, gerar a solidariedade e estimular ainda mais a oração. Deste modo, rezemos por todas as autoridades para que sirvam com respeito à população, profissionais da saúde, vítimas e seus familiares e todos os que nutrem o funcionamento da sociedade para superarmos essa crise que atinge a todos indistintamente. Que o Sagrado Coração de Jesus, padroeiro de nossa Diocese tenha piedade do povo de Deus e nos conserve no seu imenso amor. Amém.

Três Lagoas, 18 de março de 2020 Festa litúrgica de São Cirilo de Jerusalém, Bispo e Doutor da Igreja.

Dom Luiz Gonçalves Knupp Bispo da Diocese de Três Lagoas

Diácono Roberto Rabelati Chanceler da Cúria

A ORAÇÃO DO PAPA À VIRGEM MARIA DIANTE DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS
Ó Maria, Tu sempre brilhas em nosso caminho como sinal de salvação e esperança. Nós nos entregamos a Ti, Saúde dos Enfermos, que na Cruz foste associada à dor de Jesus, mantendo firme a Tua fé. Tu, Salvação do Povo de Deus, sabes do que precisamos e temos a certeza de que garantirás, como em Caná da Galiléia, que a alegria e a celebração possam retornar após este momento de provação. Ajuda-nos, Mãe do Divino Amor, a nos conformarmos com a vontade do Pai e a fazer o que Jesus nos disser. Ele que tomou sobre si nossos sofrimentos e nossas dores para nos levar, através da Cruz, à alegria da Ressurreição. Amém. Sob a Tua proteção, buscamos refúgio, Santa Mãe de Deus. Não desprezes as nossas súplicas, nós que estamos na provação, e livra-nos de todo perigo, Virgem gloriosa e abençoada. Rogai por nós!