Doadores de sangue de Paraiso das Águas terão transporte gratuito para testes de tipagem em Chapadão do Sul no sábado
A secretaria municipal de Saúde de Paraíso das Águas vai disponibilizar transporte para Chapadão do Sul no sábado (14) aos interessados em fazer testes de tipagem e – caso seja compatível – doar material genético que poderá salva a vida de Simoni Ferreira dos Santos (26), diagnosticada com Leucemia Linfoide Aguda (LLA). Os nomes devem ser confirmados com a servidora Daliani, no Laboratório Hemodiálise pelo fone (67) 9804-1905. #compartilheestaideia.
Técnicos do Hemosul estarão em Chapadão do Sul para acompanhar a coleta de material genético (sangue) neste sábado das 7 às 17 (MS) no ESF Central. Basta comparecer com os documentos pessoais e cartão do SUS. O procedimento é bem simples, feita apenas nesse primeiro momento para averiguar a compatibilidade com Simoni Ferreira dos Santos (26), diagnosticada com Leucemia Linfoide Aguda (LLA). O serviço itinerante da Hemosul poderá ser levado também para outras cidades da região.
Após realizar vários exames, o resultado apontaram alterações nas células sanguíneas, confirmando a triste notícia de câncer. A LLA é originário de células sanguíneas chamadas linfócitos, o qual através do transplante de medula óssea possui grandes chances de cura.
O material genético colhido em Chapadão do Sul servirá para muitas outras pessoas. O município já precisou do serviço da Hemosul no passado e não conseguiu trazer estes profissionais. Algumas cidades de MS já fazem fazem coletas periódicas de sangue sem a necessidade dos doadores irem à Capital. Doar sangue salva a vida de milhares de pessoas.
Chapadense News