Costa Rica: De batom e flores no cabelo, idosas ‘esquecidas’ pela família participam de ensaio: ‘Fiz cócegas nelas

A vontade de fazer um trabalho voluntário já estava forte, quando a jornalista e fotógrafa Nathalia Barbosa, de 32 anos, foi fazer uma visita em um lar de idosos de Costa Rica. Lá, ao perceber que muitas das pacientes “voltaram a ser crianças” e recebiam pouca ou nenhuma visita da família, surgiu a ideia de uma dia especial para elas.

“Eu já sabia desse lugar e fui lá conhecer, com a intenção de fazer o trabalho voluntário. No início, iria fazer da rotina do local, mas, com o mês da mulher, eu decidi convidar uma amiga maquiadora e fazer um dia especial de fotos com elas. Agora, o próximo passo é mais trabalho voluntário e, desta forma, atrair visitas e doações”, afirmou ao G1 Nathalia.

Conforme a profissional, muitas delas ficaram “extremamente felizes” com o momento de ir para o jardim e se maquiarem. “Elas colocaram batom, flores no cabelo e adoraram deitar na grama. Todas se mostraram pró-ativas, curiosas e encantadas com o momento. Eu tive paciência, fiz cócegas nelas e muita criatividade para proporcionar uma tarde diferente a elas”, comentou.

Fotógrafa diz que idosas ficaram encantadas com ensaio em MS — Foto: Nathalia Barbosa/Arquivo Pessoal
Fotógrafa diz que idosas ficaram encantadas com ensaio em MS — Foto: Nathalia Barbosa/Arquivo Pessoal

De todas as idosas, Nathalia conta que apenas uma delas é lúcida. “Ela senhora me contou que a filha mora na cidade, mas, ela recebe poucas visitas. Eu não entrei no mérito de julgar a família, não conhecemos o passado de nenhuma delas. A intenção mesmo é atrair visitas e doações, principalmente por ser um local filantrópico que depende das doações de gêneros alimentícios, bem como produtos de higiene e limpeza para sobreviver”, comentou.

No início desta semana, Nathalia postou as fotos nas redes sociais e diz que não imaginava o alcance do trabalho. “Eu queria que as pessoas fossem ali e doassem um pouco do seu tempo para elas. Muita gente me mandou mensagens emocionadas, dizendo que foi realmente tocado pelas fotos e eu fiquei muito feliz com isso. Acho que entenderam realmente o sentido e intuito deste trabalho”, finalizou.

Serviço: O Lar Recanto dos Idosos, Roberto Lopes Gonçalves, fica na rua Leandro Ortiz de Menezes, nº 344, no Bairro Figueira 2. O telefone é: (67) 3247-3966, com funcionamento em horário comercial.

Por Graziela Rezende, G1 MS