PMA de Costa Rica utiliza drone e descobre desmatamento ilegal de 11,35 hectares escondido por cortina de vegetação arbórea e autua infrator em R$ 12 mil

Policiais Militares Ambientais de Costa Rica realizam fiscalização ambiental no município de Alcinópolis e autuaram hoje (3) no início da manhã, um proprietário rural por realizar um desmatamento de vegetação nativa em sua propriedade rural sem autorização do órgão ambiental competente.

O infrator (84), morador de Alcinópolis, desmatou 11,35 hectares de uma área nativa remanescente de sua fazenda, localizada à margem da rodovia BR-359, próxima a cidade de Alcinópolis. Os policiais encontraram o desmate, depois de um sobrevoo com um Drone e, ao analisarem as imagens, constataram leiras da vegetação derrubada escondidas atrás de uma cortina arbórea, no lado da rodovia e em volta da área desmatada. Para a medida da área foi utilizado um aparelho de GPS.

O pecuarista foi autuado administrativamente e multado em R$ 12.000,00 e a área desmatada foi embargada. Ele também recebeu notificação com prazo para apresentar um Projeto de Recuperação de Área Degradada e Alterada (PRADA) referente ao dana causado ao meio ambiente. O infrator responderá por crime ambiental, com pena prevista de três meses a um ano de detenção.

 

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL – PMMS