O secretário de estado de Saúde de MS, Geraldo Resende, confirmou ao Jornal Midiamax nesta quarta-feira (26) que a SES (Secretaria de Estado de Saúde) investiga caso suspeito do novo coronavírus em Ponta Porã.
O paciente, que não teve identificação e nem origem informados, teria vindo da China e desembarcado em Assunção, a capital do Paraguai. Após isso, ele entrado no Brasil pela fronteira e estaria internado no Hospital Regional de Ponta Porã, com sintomas da doença.
Se confirmado, este será o segundo caso confirmado do novo coronavírus no Brasil. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) recomendou na terça-feira (25) que os 79 municípios de Mato Grosso do Sul estejam com seus fluxos estabelecidos, após emissão de nota técnica que estabelece o protocolo a ser seguido.
“Foi elaborada nota técnica sobre as ações a serem adotadas em caso de surgimento de pessoas com os sintomas da doença e de como proceder com a coleta de amostras para exames. A nota já foi enviada aos profissionais de saúde dos 79 municípios e também a todos os serviços de saúde públicos e privados”, traz a comunicação da secretaria.
Midiamax – Guilherme Cavalcante e Evelin Cáceres