Cuidados na água: veja dicas para evitar o afogamento

Verão combina com praia, mar, piscina! E as crianças são as que mais se divertem nessa época do ano. Mas antes de se jogar na água, é preciso tomar alguns cuidados, porque uma distração dos pais pode terminar em afogamento.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, 16 pessoas morrem afogadas no Brasil todo dia. O afogamento é a segunda maior causa de mortes por acidentes de crianças e também pode causar danos permanentes no cérebro, segundo a ONG Criança Segura.

Veja algumas dicas para se divertir sem preocupação na água:

  1. Nunca deixar a criança sozinha quando ela estiver próxima de água
  2. Falar para a criança não correr, empurrar ou pular em outras crianças perto de piscinas, lagos, poços e represas
  3. Crianças devem ser observadas a cada segundo, mesmo em piscinas plásticas e banheiras
  4. Mantenha brinquedos do lado de fora da piscina
  5. Baldes e bacias com água devem ficar fora do alcance de crianças

Boia inflável ou colete salva-vidas?

 

O mais indicado são sempre os coletes salva-vidas, tanto no mar quanto na piscina, alerta a consultora do Bem Estar e pediatra Ana Escobar. Ela explica que o colete não tem risco de murchar, furar ou escapar do corpo. A boia só deve ser usada na piscina, porque não tem ondas. Entretanto, é fundamental a supervisão de um adulto.

Dicas de primeiros socorros

 

Afogou e não está respirando? Faça massagem cardíaca até o socorro médico chegar ou até a pessoa voltar a respirar. A massagem cardíaca em crianças até cinco anos deve ser feito com dois dedos no meio do mamilo e com pouca compressão. Já em crianças com mais de cinco anos, pode ser feita com as duas mãos e com compressão maior.

Afogou e está respirando? Deixa-a respirar, tossir, vomitar, até que ela volte ao normal. Lembre-se, se vomitar, vire a criança de lado para ela não aspirar o vômito.

Bateu a cabeça e está inconsciente no chão? Não mexa na pessoa e chame o socorro.

Bateu a cabeça está sangrando? Pegue uma toalha e estanque o sangue.

Bateu a cabeça e está consciente? Deixe-a quieta e observe.

Bem Estar – Globo.com