Os professores da escola estadual José Ferreira, da Costa e da APAE de Costa Rica, foram capacitados no Curso de Primeiros Socorros, coordenado e ministrado pela Instrutora Nacional de PS, da Cruz Vermelha Brasileira-MS, núcleo de Chapadão do Sul, Rosana Schultz.
O curso foi realizado na própria escola em período de 8 horas, divididos em aulas práticas e teóricas.
Ao todo foram 25 professores que estão capacitados para dar primeiros socorros em salas de aulas ou em outros estabelecimentos.
Lei Lucas e porque capacitar professores em primeiros socorros
O intuito está em se tornar obrigatório o conhecimento, através de curso, sobre primeiros socorros por parte de todos os professores e funcionários de escolas, públicas e privadas, de ensino infantil e básico. O projeto de lei 10.233/2018 coaduna com esta intenção, tornando obrigatória a aplicação de cursos de prevenção a acidentes e primeiros socorros aos monitores de todas as escolas, bem como de orfanatos em todo o Brasil.
Estes cursos deverão acontecer com periodicidade anual para os profissionais da educação. Seja para capacitação ou reciclagem, caso já tenham participado em anos anteriores. Desta forma, eles saberão como agir em uma eventual emergência em que seja necessário agir em prol da vida da criança enquanto a assistência médica especializada ainda não estiver no local. Todo este treinamento deverá ser dividido em faixas etárias das crianças, ou seja, atendimentos de primeiros socorros para bebês, crianças pequenas e crianças maiores.
Segundo a Lei Lucas as escolas, creches e orfanatos ainda deverão contar obrigatoriamente com um kit de primeiros socorros